Apresentação

 


SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (SBQ) foi fundada em 1977, durante uma Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. A SBQ, uma sociedade aberta à participação de profissionais em química e áreas afins, é dirigida por uma diretoria eleita a cada dois anos e um Conselho Consultivo.


Desde a sua criação, a SBQ vem atuando de forma expressiva no desenvolvimento e consolidação da comunidade química brasileira. Sua missão é divulgar a Química, suas relações e aplicações, objetivando o desenvolvimento do país e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.


Contando com cerca de 4000 sócios, 23 secretarias regionais espalhadas por todo o país, e com 12 divisões científicas concernentes às principais áreas da Química, a SBQ constitui-se em uma das maiores sociedades científicas brasileiras. Este fato revela sua importância e também evidencia, e até mesmo amplia a sua responsabilidade no cenário nacional quanto à consecução dos seus objetivos e à qualidade das ações e atividades que vem desenvolvendo nestes 35 (trinta e cinco)anos.


Neste sentido, ao lado da promoção de reuniões anuais que atualmente congregam, a cada evento, a presença de aproximadamente 3500 participantes com uma produção média de cerca de 1500 comunicações de pesquisa, a SBQ tem promovido outros eventos anuais sobre temas relacionados à Química, para os quais converge um expressivo número de participantes e de trabalhos apresentados.


           A fim de ter uma participação mais atuante, as Secretarias Regionais da SBQ realizam seus encontros. O objetivo é debater e encontrar soluções para temas relevantes da área de cada região. Neste contexto, as Secretarias da Região Sul (SC, PR e RS) vêm organizando encontros regionais anuais, geralmente no mês de novembro, onde são abordados aspectos importantes da química do sul do país. O primeiro encontro foi realizado na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC em 1993. Desde então ocorre, alternadamente, em um dos três estados da Região Sul do Brasil. Em 1999, a Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, através do Departamento de Química e Engenharia Química; organizou e sediou o VII Encontro de Química da Região Sul com o tema “Química e Qualidade de Vida”. Treze anosdepois, a responsabilidade de sediar o tradicional encontro retorna a UNISUL, Campus Sul, Tubarão, SC. O tema selecionado para o XIX Encontro de Química da Região Sul é: “A Contribuição da Química para o Desenvolvimento Tecnológico e Sustentável”. A escolha deste assunto busca avaliar a importância da Química na nossa sociedade considerando três aspectos importantes, Desenvolvimento, Tecnologia e Sustentabilidade. Neste contexto, pretende-se fomentar debates e encontrar soluções para problemas comuns. Além disso, outro objetivo importante do evento é promover o intercâmbio científico entre professores, pesquisadores e alunos das instituições envolvidas.