Trabalhos

Determinação do teor de compostos fenólicos, trans-resveratrol e atividade antioxidante em vinhos produzidos pela Rede de Vinícolas do Alto Uruguai.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Rafael Ugolini
Ana Lúcia Olechak
Carlos R. P. Carb...
Scheila C. Argenta
Leila C. Argenta
Resumo: 

Atualmente, o cultivo da uva no Rio Grande do Sul é uma das culturas de grande importância para a economia. Embora as produções de vinho, suco de uva e demais derivados da uva também ocorram em outras regiões, a maior concentração encontra-se no Rio Grande do Sul, onde são elaborados, anualmente, em média, 330 milhões de litros de vinhos e mostos, representando 95% da produção nacional. O clima possui forte influência sobre a videira, sendo importante na definição das potencialidades das regiões. Dentro desse contexto, a região do Alto Uruguai no Rio Grande do Sul, pode ser considera jovem em relação ao cultivo de videiras. Apresenta características peculiares, como o período da safra antecipado em relação a outras regiões do estado, especialmente à região reconhecida da Serra Gaúcha, fortalecendo a competitividade do setor vitivinícola. Entretanto, pesquisas sobre a qualidade dos vinhos produzidos nessa região são incipientes. O vinho é um produto de transformação de matéria vegetal viva pelos microorganismos vivos, dessa forma a sua composição, bem como sua evolução, são diretamente ligados aos fenômenos bioquímicos. Essa definição permite compreender a extrema complexidade da sua composição química e define ainda o valor alimentar do vinho. Dentre as várias substâncias que constituem o vinho os polifenóis podem ser correlacionados com a atividade antioxidante. Portanto torna-se de suma importância a caracterização dos vinhos produzidos na região do Alto Uruguai quanto ao teor de compostos polifenólicos, resveratrol e potencial antioxidante. Para as amostras analisadas o vinho que obteve o melhor resultado em todas as análises foi o vinho tinto Merlot, com uma concentração de 21,28% para antioxidante, o mesmo inibiu cerca de 50 % da concentração inicial de DPPH, para o resveratrol, uma concentração de 5,77 mg.L-1 e para polifenóis totais, uma concentração de 3,05 mg.L-1.

Incorporação de Pó de Mármore e Granito em Polipropileno

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Bruna Nazario Vieira
Resumo: 

O mármore, muito utilizado na construção civil quando se trata de acabamentos e decoração, possui um resíduo prejudicial à saúde humana, sendo ainda um grande poluente ambiental. O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito da incorporação do rejeito de pó de mármore em polímero polipropileno, para a formação de um compósito que contribua para o desenvolvimento sustentável no setor da construção civil. Produziram-se compósitos em proporções de 95% a 55% de PP. Nas análises realizadas, a densidade aumentou conforme houve o aumento da carga de pó de mármore. O ponto de fusão não apresentou grandes variações, estando todos próximos ao ponto de fusão do polímero puro. No índice de fluidez houve uma diminuição do fluxo de compósito a medida que a concentração de pó de mármore aumentava. A absorção de água teve um aumento com o acréscimo do rejeito. A utilização do rejeito de pó de mármore em compósitos poliméricos é uma grande alternativa de reciclagem, podendo assim diminuir a poluição ambiental, além de utilizar o compósito para diversas aplicações industriais.

Palavras Chave: Compósito, polipropileno, pó de mármore.

Obtenção de híbridos chalcona/sulfonamida com potencial atividade inibitória de PTPs.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Jorge Navarro Hab...
Marlon Norberto S...
Louise Domeneghin...
Ricardo José Nunes

Degradação de metano por plasma térmico

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Cézar Augusto de ...
Leila Cottet
Vanessa Zanon Bal...
Luís Otávio de Br...
Nito Angelo Debacher
Resumo: 

Com o objetivo obter hidrogênio e carbono sólido a partir da degradação de metano utilizamo um sistema de plasma térmico com uma tocha de arco não transferido. O estudo da conversão do metano foi realizado mantendo-se fixa a vazão de argônio (gás plasmogênico) e a potencia da tocha e variando a vazão de metano. A análise dos gases foi realizada em um cromatógrafo a gás (Varian 450-CG) e atingiu-se o valor de 98,81% de degradação de CH4 para uma potência aplicada igual a 6,8 kW.

Estudo da Influência do pH do Meio Reacional na Esfera de Coordenação de Compostos de Cobre (II) com Ácido Acetilsalicílico (AAS)

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Édna Martins
Suzana Cimara Bat...
Resumo: 

A coordenação de complexos de íons metálicos é influenciada pelas características do meio reacional, como temperatura e pH. No presente trabalho foi realizada a síntese e purificação de complexos de Cu (II) utilizando como ligante o AAS. A mesma rota de síntese foi realizada em quatro diferentes condições de pH do meio reacional. A variação do pH da solução reacional foi feita com a adição de diferentes quantidades de KOH. Foram sintetizados os compostos 1 (pH 3,5), 2 (pH 5), 3 (pH 6) e 4 (pH 8). Os compostos obtidos foram filtrados, purificados e caracterizados através da técnica de espectroscopia vibracional na região do infravermelho (IV). A análise dos espectros demonstrou que a variação do pH do meio reacional provocou mudanças significativas na esfera de coordenação dos compostos. As posições e frequências de vibração assimétrica e simétrica do grupo COO- e a deformação angular no plano δ(O-H) do grupo OH forneceu informações sobre o modo de coordenação destes grupos nos complexos e indicam uma possibilidade de estrutura para os compostos, que deverão ser confirmadas através de uma análise por difração de raios X.

Síntese e Caracterização de um Complexo de Ni(II) contendo Uréia na Esfera de Coordenação.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Suzana Cimara Bat...
Bruna Porto
Resumo: 

Este trabalho apresenta a síntese e a caracterização de um novo composto de Ni (II) com o ligante etilenodiamina em que a molécula uréia esteja presente na esfera de coordenação.

Complexos de Rutênio (II) contendo bis[2-(difenilfosfino)fenil]éter e ligantes N-N doadores: reatividade com CO.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Francisco Dinis F...
Resumo: 

Ligantes bifosfínicos tridentados contendo um heteroátomo central agrega propriedades interessantes, como hemilabilidade. Esses ligantes possuem a capacidade de gerar sítios coordenativos vagos e estabilizar intermediários de reações, especialmente em sistemas catalíticos. Nesse trabalho foram sintetizados e caracterizados novos complexos contendo o ligante bifosfíco dpEPHOS e N-N doadores.

Degradação de Diclorometano em Reator de Plasma Frio de Barreira Dielétrica

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Cézar Augusto de ...
Luís Otávio de Br...
Adiana Neves Dias
Josias Merib
Eduardo Carasek
Nito Angelo Debacher
Ivan G. de Souza
Resumo: 

No presente trabalho foi estudado a degradação de diclorometano em um reator de plasma frio de barreira dielétrica. Utilizou-se planejamento experimental para encontrar a melhor condição de trabalho do reator e as variáveis estudadas foram a tensão aplicada e o fluxo do gás. A resposta avaliada foi a taxa de degradação do composto, utilizando para isso cromatografia gasosa com detecção por ionização em chama.

IDENTIDADE PROFISSIONAL CONSTRUÍDA COM BASE NOS SABERES DA DOCÊNCIA

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Arleide Rosa da S...
Djonatam Francisc...
Ivonete Gomes Per...