Trabalhos

Estudo do óleo de tungue: caracterização físico-química e espectroscópica.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Daniele Cristina ...
Adriano Gonçalves...
Jarem R. Garcia
Resumo: 

O tungue (Aleurites fordii) é uma planta originária do extremo oriente adaptada ao clima frio, cujo cultivo objetiva a extração do óleo de suas sementes, o qual possui coloração amarelo claro e odor característico, não é comestível e possui como principal propriedade secagem rápida devido à presença majoritária do ácido alfa-eleosteárico que possui três insaturações conjugadas, por esta razão é amplamente empregado na indústria de resinas, tintas e recentemente na produção de biodiesel. Este trabalho tem como objetivo caracterizar amostras de óleos de tungue, cultivados na região de Ponta Grossa/PR, obtidos por diferentes meios de extração, mediante técnicas físico-químicas (índice de iodo, peróxidos, acidez e saponificação) e espectroscópicas (UV-Vis, Infravermelho e RMN de 1H). Os resultados mostram que o óleo de tungue está de acordo com os parâmetros estabelecidos pela AOCS e ANVISA e suas análises em conjunto evidenciam que as diferentes metodologias de extração, não interferiram significativamente na qualidade dos óleos estudados.

Efeito da Concentração de H2O2 na Descoloração do Corante CI Reactive Blue 182 Catalisada por NaOH/H2O2.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Flavia Leticia Mo...
Paulo Cesar de Jesus
Resumo: 

No presente trabalho, foi estudado o efeito da variação da concentração de peróxido de hidrogênio no processo de descoloração do corante CI Reactive Blue 182 catalisada por NaOH/H2O2. Em um reator em camisa termostatizado a 60°C com agitação magnética, foram adicionados 15 mL da solução do corante CI Reactive Blue 182 (0,025g.L-1), 1mL de H2O2 em diferentes concentrações (0,03%, 0,3%, 3% e 30%) e 1 mL de hidróxido de sódio (1mol.L-1). Alíquotas foram retiradas em tempos pré-determinados e realizadas as leituras da absorbância no comprimento de onda máximo do corante (máx= 610nm). Foram realizados experimentos controle utilizando somente peróxido de hidrogênio com corante e NaOH com corante, não sendo observada descoloração nas condições experimentais utilizadas. Quando combinados NaOH/H2O2 ocorreu à descoloração da solução cuja eficiência aumentou com o aumento da concentração de H2O2. As cinéticas mostraram comportamento de primeira ordem com kobs na faixa de 10-2 e 10-3 (r2≥0,99). (CAPES, PPGQ-FURB, FAPESC e INCT Catálise).

Estudo da orientação de moléculas em filmes finos de ftalocianinas metálicas.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Paula Baréa
Luciana Gaffo
Resumo: 

Filmes finos da ftalocianina de cádmio fluorada foram depositados pela técnica layer by layer (LbL) e casting. O comportamento da ftalocianina metálica em filmes foi estudado utilizando espectrofotometria de absorção na região do ultravioleta-visível. Por meio desta técnica foi possível observar mudanças na orientação das moléculas presentes nos filmes da ftalocianina de cádmio fluorada, depois de submetidos a tratamento eletroquímico.

Avaliação do Efeito do pH na Descoloração e Degradação do Corante CI Reactive Blue 182 Catalisada por UV/H2O2.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Flavia Leticia Mo...
Paulo Cesar de Jesus
Resumo: 

Neste trabalho foi estudada a avaliação do efeito do pH na descoloração e degradação do corante CI Reactive Blue 182 catalisada por UV/H2O2. Um reator em camisa termostatizado à 70°C com agitação magnética foi colocado dentro de uma caixa escura contendo uma lâmpada de mercúrio (Hg) da marca Philips, modelo F8T5, de 8 watts, com comprimento de onda de 365 nm (UV-A). No reator foram adicionados 15 mL da solução tamponada do corante CI Reactive Blue 182 (0,025g.L-1) e 1mL de H2O2 30%. Alíquotas foram retiradas em tempos pré-determinados e realizadas as leituras da absorbância no comprimento de onda máximo do corante (máx= 610nm). Para verificar a influência do pH nos processos de descoloração foi preparada solução tampão de Mcllvaine (ácido cítrico 0,1M e fosfato dissódico 0,2M) nos pH 6,0; 7,0 e 8,0; tampão H3BO3.KCl–NaOH em pH 10 e tampão de Ringer (Na2HPO4–NaOH) em pH 12. As cinéticas mostraram comportamento de pseudo-primeira ordem ficando os kobs na faixa de 10-2 e 10-3 (r2≥0,99) para as condições estudadas. (CAPES, PPGQ-FURB, FAPESC e INCT Catálise.)

Comparação do desempenho de funcionais de densidade no cálculo do espectro eletrônico de ligantes antena

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Karin Ute Doehl C...
Luciano Nassif Vidal
Fabiana Roberta G...
Resumo: 

A previsão teórica da eficiência de transferência de energia ligante-metal num complexo de lantanídeos é de grande interesse para o desenvolvimento de materiais luminescentes de alto rendimento quântico. Para isso, é preciso buscar métodos rápidos e de alta exatidão para o cálculo do eletrônico excitado triplete dos ligantes. Este trabalho avalia o desempenho de alguns métodos baseados na teoria do funcional da densidade com diferentes conjuntos de bases em comparação com um referencial ab initio (CCSD) e dados experimentais. Para a obtenção das energias dos estados eletrônicos singlete, o funcional M06-2X se sobressaiu. O funcional B3LYP apresentou os melhores resultados para os estados triplete e também o menor tempo computacional.

Reações de 2-etóxi-5-trifluoracetil-3,4-diidro-2H-piranos com etilaminas primárias substituídas

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Felipe Salvador S...
Resumo: 

Este trabalho apresenta a síntese de uma série inédita de 1-alquil(aril)-2-amino-5-trifluoracetil-1,2,3,4-tetraidropiridinas (3a-m), obtidas a partir da reação de 2-etóxi-5-trifluoracetil-3,4-diidro-2H-pirano (1) com etilaminas primárias, de fórmula geral R1CH2CH2NH2, onde R1 = 2-MeO-Ph (2a), 4-MeO-Ph (2b), 3,4-OMe-Ph (2c), 4-F-Ph (2d), 2-Cl-Ph (2e), 3-Cl-Ph (2f), 4-Cl-Ph (2g), 2,4-Cl-Ph (2h), 1-(2-N-morfolil) (2i), 1-(2-cicloexenil) (2j), 4-OH-Ph (2k), 1-(2-N-dietilamino) (2l) e 2-(1H-indol-3-il) (2m). A enona cíclica 1 foi obtida a partir da acilação do 2-etóxi-3,4-diidro-2H-pirano com anidrido trifluoracético, em clorofórmio sob catálise de piridina (Py), de acordo com a literatura. As tetraidropiridinas (3a-m), derivadas de etilaminas 5a-m, foram obtidas em ótimos rendimentos (90 - 98%) empregando metanol ou etanol como solvente, à temperatura ambiente (t.a.) por um período de 24 horas. Para a reação da enona 1 com as aminas 5k-m houve a necessidade de adição de excesso de amina e de quantidade equimolar de trietilamina.

Estudo das Propriedades Estruturais e Magnéticas em Ligas CoMnSb e CoMnSb.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
João Carlos Krause
Caroline Barlette...
Resumo: 

Desde sua descoberta por Friedrich Heusler, no inicio do século XX, as ligas Heusler apresentaram interesse científico por caracterizarem-se como ligas ferromagnéticas, constituídas por elementos não magnéticos. No geral essas ligas, são compostos ferromagnéticos formados com átomos não magnéticos e suas propriedades dependem diretamente dos elementos constituintes bem como da composição e dos tratamentos térmicos a que são submetidas. Neste sentido, no presente trabalho, investigou-se a formação de fases, as propriedades estruturais e magnéticas de ligas Heusler Co-Mn-Sb (S02) e Cu-Mn-Sb (S04) na estequiometria XYZ e suas respectivas medidas de difração de raios-x (DRX) e seus difratogramas analisados através do software WinPlotR (FullProff). No preparo das amostras, estas foram submetidas a tratamentos térmicos que não propiciaram perdas significativas de massa, sendo a maior perda de massa relacionada ao elemento manganês. Das medidas de DRX pode-se observar a presença de apenas uma fase nas amostras S02 e S04 com picos definidos representando uma estrutura C1b com espaço de grupo F43m. Os parâmetros de redes obtidos para estas ligas foram de 5,890580Å para a liga CoMnSb(S02) e 6,108714Å para a liga CuMnSb(S04), valores coerentes com os encontrados nas literaturas para ligas Heusler do tipo half-heusler. Já nas medidas de histerese a amostra CoMnSb (S02), se mostrou com uma pequena histerese e com um leve efeito de anisotropia, este que revelou um leve caráter vidro de spin nesta amostra. Para a amostra CuMnSb (S04), esta apresentou também uma pequena histerese em torno de 0,36 kOe e uma tendência de saturação do ciclo. A partir dos estudos deste trabalho se obteve resultados significativos para as duas amostras em estudo, estas apresentando características estruturais muito semelhantes a ligas Heusler do tipo half-heusler.

Estudo através de cálculos teóricos das propriedades eletrônicas e magnéticas de nitretos substituídos γ’-Fe4-xMxN, M= Be, Li, Sm ou Gd.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
João Carlos Krause
Danielli Jaskulsk...
Resumo: 

A busca por novos materiais sempre esteve presente em pesquisas tanto na forma teórica quanto experimental, sendo que nas últimas décadas têm aumentado consideravelmente, principalmente, em função da procura por novos compostos que possam a auxiliar tecnologicamente nas mais diversas áreas do meio industrial. Já se sabe que nitretos de um modo geral apresentam propriedades magnéticas relevantes, fato que os tornam extremamente importantes do ponto de vista tecnológico, principalmente, por sua utilização em gravações de alta densidade. Neste sentido, no presente projeto pretendeu-se investigar, por meio de cálculos teóricos a estrutura eletrônica: a estabilidade, as propriedades magnéticas e a densidade de estados de nitretos substituídos. O alvo de estudo foram os nitretos na estrutura tipo Perovskita na fase gama-Fe4N onde um dos átomos de ferro foi substituído por samário ou gadolínio no composto. Estes átomos substituíram os átomos de ferro tipo FeI situados no corner da estrutura ccc. Para realização dos cálculos foi utilizado o método LAPW (Linearized Augmented Plane Wave) através do código WIEN2K e assim foi feita a investigação da estrutura eletrônica desses nitretos substituídos na estrutura Perovskita tipo gama-Fe4N. Foram calculadas a energia mínima de formação para obtenção do parâmetro de rede de equilíbrio; a estabilidade; o momento magnético e a densidade de estados (DOS). Sendo esse estudo de suma importância para o desenvolvimento de novos materiais, principalmente, pelas propriedades magnéticas apresentadas por compostos já conhecidos de nitretos substituídos. Da mesma forma este tipo de pesquisa é extremamente importante visto que otimiza custos experimentais, pois pode-se projetar novos matérias verificando a possibilidade destes serem obtidos. Os resultados obtidos até o momento demonstram que o momento magnético do composto aumenta com a entrada do Sm e/ou Gd na estrutura e os cálculos de densidades de estados mostram interações entre os orbitais d do ferro, s do nitrogênio e orbitais s e p dos novos elementos inseridos. Em relação à estabilidade foi verificado que ambos compostos apresentam-se estáveis, sendo que essa estabilidade é maior quando comparado ao nitreto de ferro puro.