Trabalhos

Reaproveitamento da casca do pinus para a extração e síntese de taninos catiônicos com aplicação em tratamento de efluentes.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Luana de Bona Gou...
Nathalia dos Reis...
Layane da Silva C...
Jair Juarez João

Abordagem contextualizada da química a partir de experimentos sobre domissanitários com alunos do ensino médio.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Elaine de Paula Witt
Alexandre Osmar O...
Larissa Macedo do...
Ana Paula Palaro ...
Jéssica Tombini
Jéssica de Souza
Resumo: 

A contextualização da química para alunos do ensino médio tem como objetivo despertar no aluno maior interesse pela química. A aplicação do projeto consiste em aplicação de questionário para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto que irá ser abordado, explanação sobre domissanitários e noções de boa práticas de laboratório, reaplicação do questionário e por fim, produção dos domissanitários no laboratório. Com análise dos questionários, pode-se observar uma melhora no conhecimento dos alunos sobre o tema, pois houve um aumento significativo na quantidade de acertos nas questões aplicadas. O projeto ajudou a despertar o interesse dos alunos pelo ensino de química e a desmistificar a dificuldade dos conteúdos abordados, com isso o objetivo do projeto foi alcançado.

Classificação das questões de uma olimpíada de Química pela taxonomia de Bloom e análise de desempenho dos participantes

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Anderson Vargas
Fabiele Cristiane...
Resumo: 

O presente trabalho teve como objetivo classificar as questões da Olimpíada de Química da UNOPAR - OLIQUIM realizada no ano de 2008 na cidade de Arapongas – Pr, categorizar o conteúdo presente nestas provas, bem como comparar o número de acerto dos alunos com relação ao nível cognitivo das questões segundo a taxonomia de Bloom. Participaram desta olimpíada cerca de 700 alunos, sendo que a maior parte foram alunos de escolas particulares da região. Com relação ao conteúdo presente nas provas, notou-se um desequilíbrio no conteúdo abordado entre as diversas áreas da química, quanto aos respectivos anos em que as provas foram aplicadas, considerando a porcentagem de acertos e o nível cognitivo de cada questão, detectou-se que as questões que apresentam nível cognitivo mais complexo foram as que apresentaram porcentagem mais baixa de acertos e as questões com o nível cognitivo mais baixo, segundo a Taxonomia de Bloom, foram as que apresentaram uma alta porcentagem de acerto.

ESTUDO DO COMPORTAMENTO VOLTAMÉTRICO E OTIMIZAÇÃO DOS PARÂMETROS DA VOQ PARA QUANTIFICAÇÃO DE ÁCIDO KÓJICO

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Giselle Nathaly C...
Silvane Machado
Christiana Andrad...
Karen Wohnrath
Noemi Nagata
Resumo: 

Neste trabalho um planejamento fatorial 23 completo foi empregado para otimizar os parâmetros instrumentais, com objetivo de obter maior sensibilidade na determinação de ácido kójico (AK) sobre eletrodo de carbono vítreo (CV) por voltametria de onda quadrada. Os parâmetros estudados foram: a frequência de aplicação de pulso de potencial (60-80 s-1), a amplitude do pulso de potencial (20-40 mV) e o incremento de potencial (1-3 mV). A análise do planejamento evidencia um efeito de interação significativo entre os três fatores estudados (-0,8997), sendo a maior sensibilidade para determinação do fármaco obtida nas seguintes condições: 80 s-1, 40 mV e 3 mV. Nas condições otimizadas, construiu-se a curva analítica (n=3), na faixa de concentração de 8,51x10-5 mol L-1 a 5,48x10-4 mol L-1, com boa linearidade (R=0,9986) e limites de detecção e quantificação de 3,19x10-6 e 1,06x10-5 mol L-1, respectivamente.

Avaliação cinética para remoção de nitrato em água utilizando resinas de troca iônica.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
eder alves lucia
Jair Juarez João
Resumo: 

Avaliação cinética para remoção de nitrato em água utilizando resinas de troca iônica.
Jair Juarez João (PQ), Eder Alves Lucia (IC)*. eder.lucia@bol.com.br
Universidade do Sul de Santa Catarina. Av. José Acácio Moreira 787. Bairro Dehon. CEP 88704-900. Tubarão/SC.

Palavras Chave: água, adsorção, nitrato.
Introdução
Diversos fatores podem comprometer a qualidade da água subterrânea, entre eles o destino final do esgoto doméstico, industrial e até a agroindústria. Essas contaminações estão elevando os níveis da concentração de diferentes compostos, sendo um deles o nitrato, que em concentrações elevadas podem apresentar danos à saúde humana1. Várias metodologias para remoção do íon nitrato têm sido estudadas, entre elas se destacam os processos de adsorção2. Dentro deste contexto, o presente trabalho tem como objetivo, avaliar a capacidade de adsorção da resina de troca iônica JOJACO, na remoção de íons de nitrato em soluções aquosas.
Resultados e Discussão
Os experimentos de adsorção foram realizados em laboratório em regime de batelada e fluxo contínuo. No sistema de batelada os efluentes sintéticos foram preparados com água deionizada e nitrato de sódio P.A. As soluções aquosas foram preparadas com concentração de 40 ppm de íons de nitrato e em pH 4,0 , 6,0 e 8,0. Os ensaios foram realizados utilizando 0,2; 0,5 e 1,0 g de resina em 100 mL de solução, sob agitação magnética constante. As alíquotas foram retiradas em intervalos de tempo de 0, 15, 30 e 60 minutos. As análises foram realizadas em triplicatas em um fotocolorímetro Spectroquant, marca: Merck, Nova 60, kit 114825 Nirato Test. De acordo com os resultados mostrados na figura 1, observa-se que a adsorção dos íons de nitrato não apresentou variações em relação à variação do pH. Conforme mostrados na figura 2, ocorre um aumento significativo na adsorção dos íons nitrato com o aumento da massa da resina. Com 0,2 g de resina o percentual de adsorção foi 45,4 % nos 15 minutos iniciais, e após o equilíbrio, tempo de 60 minutos, uma remoção média de 47,3 %. Com a utilização de 1,0 g de resina a adsorção foi de 81,3 % em 15 minutos e 86,9 % no tempo de equilíbrio, 60 minutos. Este fato pode ser devido ao carregamento da resina em solução, que é a medida da massa de adsorvato que consegue ser adsorvida por um de determinado adsorvente em uma dada concentração (mg adsorvato/g adsorvente). No sistema de fluxo continuo foi utilizado o efluente sintético com a concentração de 50 ppm e em pH de 6,0 (figura 3).

Figura 1. Carregamento Figura 2. Adsorção dos médios dos íons NO-3 íons NO-3 com a variação
em diferentes pH. da massa de resina.

Figura 3. Carregamento de íons nitrato em fluxo continuo.
Os ensaios foram realizados utilizando fluxo continuo de 1,5 a 3,5 L/h. Sendo que cada fluxo foi refeito variando a área de da resina utilizado de 1,0 a 3,5cm2. As alíquotas foram coletadas de 0 a 120 minutos para medida da concentração dos íons de nitrato remanescente na solução. Conforme os resultados, mostrados na figura 3, o aumento da área de contato da resina aumenta adsorção dos íons de nitrato, corroborando com os dados obtidos na cinética de adsorção dos íons nitrato, onde foi observado que com aumento da massa da resina ocorre um aumento na adsorção dos íons, independentemente do fluxo utilizado.
Conclusões
Os resultados demonstram que a resina pode ser utilizada como adsorvente dos íons de nitrato de água e/ou de efluentes líquidos, podendo assim, ser utilizadas para confecção de filtros. A massa da resina a ser utilizada depende da concentração dos íons nitrato a serem removidos.
Agradecimentos
UNISUL E JOJACOS FILTORS
____________________
1-Bocher, L.W.; Traçando o fluxo de substâncias químicas: Como reduzir o nitrato e de lixiviação de pesticidas, Turf Ciência,, 1995
2-Bernardo, D.; Luiz. Tratamento de água para abastecimento por filtração direta. Rio de Janeiro: ABES, 2003

Tipo de Apresentação: 
Comunicação Científica

INTERAÇÃO E SOLUBILIZAÇÃO DO ÍON Fe(III) COM SUBSTÂNCIAS HÚMICAS

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Fabiana Borges Br...
Bruna P. Szpoganicz
Thuany M. Ferreira
Fabiana Borges Br...
Bruno Szpoganicz