Trabalhos

ANÁLISE DO PERFIL QUÍMICO ATRAVÉS DE CLAE-AFD E RMN H1 DE GOMPHRENA ELEGANS MART. (AMARANTHACEAE)

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Talal S. Mahmoud
Maria R. Marques
Denis P. de Lima
Heloisa C. X. M. ...
Mariana A. Vieira
Anderson S. Ribeiro
José E. de Oliveira
Resumo: 

Introdução
A distribuição de Gomphrena elegans é restrita à América do Sul tropical e subtropical1. No Pantanal, G. elegans é encontrada em rios e campos inundáveis com água corrente e alto nível de nutrientes, em solo argiloso como planta anfíbia e no rio Sucuri foi encontrada como emergente1. Por apresentar atividades biológicas2, 3, e por não existir estudos químicos disponíveis na literatura sobre esta espécie, o presente trabalho teve por objetivos realizar estudo acerca da caracterização do perfil químico com a utilização da cromatografia líquida de alta eficiência – arranjo de fotodiodo (CLAE-AFD) e ressonância magnética nuclear de hidrogênio (RMN H1). Na análise por CLAE buscou-se analisar os perfis cromatográficos dos extratos obtidos de três coletas em épocas diferentes da espécie G. elegans.
Resultados e Discussão
Após avaliação de diferentes condições cromatográficas para realização do experimento por CLAE-AFD, foi selecionada uma condição para os extratos clorofórmicos e uma condição para os extratos metanólicos e aquosos (para os extratos clorofórmicos: MeOH:H2O acidificado com ácido acético 1%, com o gradiente de eluição 40:60 [5 min], 60:40 [5min], 70:30 [5 min], 80:20 [5 min], 100:0 [20 min], e para os extratos metanólicos e aquoso com o gradiente de eluição exploratório: MeOH:H2O acidificado com ácido acético 1%, 5:95 [5 min], 5:95 [25 min], 40:60 [30 min], 60:40 [10 min], 100:0 [20 min]).
A partir da análise dos sinais apresentados no cromatograma e análise de seus espectros de RMN de 1H obtidos dos extratos da folha (GF), caule submerso (GS), caule aéreo (GA) e raiz adventícia (GR) foram possível verificar que a composição química nos quatro órgãos da planta mesmo em épocas de coletas diferentes são bastante semelhante, sendo notada a diferença apenas entre as concentrações dos sinais, como pode ser verificado nos cromatogramas adquiridos no GA segunda coleta, no qual apresentaram maior intensidade de sinais na região das substâncias menos polares (20 - 25 min) de acordo com as condições de análise. A análise do perfil

cromatográfico dos extratos metanólico e aquoso obtidos dos órgãos de G. elegans das três coletas mostraram que ocorrem presenças de substâncias de alta polaridade eluindo na região de 3 a 10 min., substâncias de média polaridade eluidas entre 13 à 35 min o que não é verificado nos extratos clorofórmicos, que apresentam substâncias de baixa polaridade eluidas na região entre 20 à 25 min.
Analisando todos os extratos de cada órgão observaram-se sinais de substâncias com espectros no UV definidos, fornecendo um cromatograma, no qual constam sinais de substâncias com tempos de retenção que variam entre 2,8 e 79,2 min.
Análises dos espectros de absorção no UV desses sinais revelam que eles apresentam padrão de similaridade de absorção ao redor de 211-640 nm, confirmando que independentemente do órgão analisado eles apresentam substâncias com diferentes concentrações quando avaliadas pela intensidade de absorção, mas nos permitimos sugerir que as partes da planta possuem perfis comatográficos semelhantes.
Conclusões
Através do experimento por, CLAE-AFD, foram observados que os tempos de retenção relacionados com os espectros de ultravioleta das substâncias, presentes, confirmaram diferença apenas entre as concentrações, confirmando que independentemente do tempo de coleta realizada os órgãos apresentam as mesmas substâncias com diferentes concentrações quando avaliadas pela intensidade de absorção. A análise comparativa do perfil espectroscópico por RMN de 1H permitiu sugerir que as partes da planta apresentam perfis com certa similaridade nos períodos analisados.
Agradecimentos
PPGQ-UFPel, FUNDECT-MS, PROPP-UFMS, FINEP, IQ-Unesp e a CAPES pelo apoio financeiro e material
____________________
Pott, A.; Pott, V. J. Plantas do Pantanal. Brasília: Embrapa-SPI, 1994. 320 p.
2 Mahmoud, T. S.; et al. Rev. Bras. Farmacogn. 2011, 21, 456.
3 Mahmoud, T. S.; et. al. Allelopathy J.. 2011, 28, 201.

Produção de sabão utilizando extrato aquoso de cinzas

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Daniel dos Santos
Luciana D. Venqui...
Jenifer Toledo
Resumo: 

O presente trabalho teve como objetivo investigar saberes populares relacionados à produção artesanal do sabão com o intuito de transformá-lo em saber escolar. A parte empírica desenvolveu-se a partir de entrevistas semi-estruturadas com este grupo de agricultores campesinos. A interlocução com estes informantes possibilitou reflexões a cerca desta investigação e estas, por sua vez, propiciaram a construção de atividades experimentais a serem desenvolvidas no âmbito escolar. Partindo das falas das informantes e, após análise das mesmas, foram desenvolvidas atividades práticas envolvendo o preparo artesanal do sabão objetivando uma diminuição no custo da produção. Para tanto, foram propostos ensaios visando à substituição parcial da soda por extrato aquoso de cinzas.

Descarte adequado de medicamentos: uma experiência nas escolas do Município de Tapejara -RS

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Daniel dos Santos
Luciana D. Venqui...
Rogério M. Dallago
Resumo: 

O presente trabalho teve como objetivo investigar o descarte de medicamentos vencidos no município de Tapejara - RS. A parte empírica da pesquisa, desenvolveu-se a partir de oficinas realizadas nas escolas do município. Esses encontros propiciaram aos alunos um aprimoramento dos conhecimentos relacionados a temática. Na segunda fase do projeto iniciou-se uma campanha para recolhimento de medicações vencidas. Inaugurou-se postos de coleta nas escolas. Houve um acompanhamento no primeiro semestre de 2012 e uma posterior analise dos dados recolhidos.

Avaliação Espectrofotométrica de Nutrientes das Águas do Rio São Joãozinho – PR.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
José Roberto Caet...
Thaís de Souza Co...
Tanatiana Motyl
Resumo: 

Nesse trabalho são apresentados os resultados preliminares para caracterizar a qualidade das águas do Rio São Joãozinho - PR, bem como avaliar o comprometimento desse recurso hídrico devido as atividades antrópicas na região do mesmo.

Estudo do efeito catalítico do poli-2-(dimetilamino)etil metacrilato na degradação de um diéster de fosfato.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Marcos Maragno Pe...
Faruk Nome
Resumo: 

Diésteres de fosfato são compostos biologicamente vitais - eles compõe o DNA e o RNA. Estudo de reações de degradação desses compostos ajudam a elucidar mecanismos enzimáticos, principalmente quando o agente de degradação possui aspectos similares a enzimas. Esse trabalho mostra a utilização do poli-2-(dimetilamino)etil metacrilato na degradação de um diéster de fosfato.

Aulas de Química para o ensino médio com o tema “Química Forense”

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Cristiano Egevardt
Silvia C. Beber

Avaliação do efluente gerado no Porto Pesqueiro de Laguna, Santa Catarina: Uma proposta de tratamento.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Joyce da Silva
Jair Juarez João
Rafael Kenji Nish...
Resumo: 

Atualmente à preocupação com meio ambiente e com a continuidade de vida no planeta fez com que os órgãos responsáveis pelas normas regulamentadoras exijam cada vez mais preservação da água e dos mananciais, cobrando das indústrias tratamentos adequados dos efluentes gerados. A indústria de recebimento de pescado, Porto Pesqueiro de Laguna, está localizada na cidade de Laguna, litoral sul de Santa Catarina, e tem como atividade industrial o aluguel dos cais para recebimento, desinfecção e separação de pescados, quanto as espécie e aspectos físicos, e lançam ao corpo hídrico receptor ao cerca de 20 m3/h, de efluente gerado na sua atividade. O efluente é constituído de alta carga de matéria orgânica, com vestígios de peixe e de outras espécies aquáticas, como peixes pequenos, camarões e escamas. O presente trabalho propõe a caracterização físico-química do efluente para que possa ser realizada uma avaliação da qualidade do efluente lançada no corpo receptor. Os limites de descarte dos efluentes no corpo receptor é regulamentado pelas diretrizes do CONAMA 357/2005 e pelo órgão responsável pela fiscalização em Santa Catarina – FATMA. Avaliando as melhores operações para tratabilidade do efluente gerado no Porto Pesqueiro de Laguna, sugere-se uma estação tratamento de efluente com operações preliminares para remoção dos sólidos não sedimentáveis, tratamento biológico devido a fração biodegradável e por fim um polimento físico-químico; já que houve alta eficiência com a utilização do coagulante/floculante no ensaio Jar Test, garantindo assim, que o efluente esteja dentro dos limites legais.

Avaliação da composição química e da temperatura de fusão das cinzas do carvão do sul catarinense: Camadas Bonito e Barro Branco

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Roseli Freitas Fe...
Jair Juarez João
Resumo: 

Durante a combustão, a matéria inorgânica do carvão se transforma em cinzas que podem se depositar sobre as superfícies de transferência de calor nos sistemas de combustão das caldeiras termelétricas, reduzindo a eficiência da transferência de calor. As cinzas remanescentes da combustão do carvão não tem um ponto de fusão definido, e apresentam em sua composição uma grande diversidade de óxidos, entre eles SiO2, Al2O3, Mn2O Fe2O3, CaO, MgO,TiO2, K2O e Na2O. O presente estudo busca fazer uma avaliação da composição química e da temperatura de fusão das cinzas do carvão mineral do sul catarinense, camadas Bonito e Barro Branco, usados na Tractebel Energia - Complexo Jorge Lacerda. Os resultados obtidos mostram que a aplicação técnica que correlaciona à composição química das cinzas com a temperatura de fusão (fluidez), pode caracterizar os tipos de minerais que formam o carvão.

Reuso do resíduo de plástico reforçado com fibra de vidro em blocos de concreto.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Flávia de Souza G...
Jair Juarez João
Resumo: 

Os resíduos industriais são atualmente um capítulo a parte na problemática ambiental, devido ao grande volume gerado, a presença de materiais perigosos ao meio ambiente e à saúde pública e à dificuldade crescente de se conseguir áreas para a sua disposição. O presente trabalho foi realizado com o objetivo de reaproveitar o resíduo de plástico reforçado com fibra de vidro gerados no processo de fabricação de tanques compactos na construção civil na fabricação de blocos de concretos.

Tipo de Apresentação: 
Comunicação Científica