Trabalhos

Síntese e caracterização de compostos fluorescentes em forma de V derivados do 5,6-dibromo-2,1,3-benzotiadiazol.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Behramand
Hugo Gallardo
Fernando Molin
Resumo: 

Neste trabalho, apresentamos a síntese e caracterização dos compostos fluorescentes em forma de V derivados do 5,6- dissubstituído 2,1,3-benzotiadiazol e sua comparação das propriedades fotofísicas com propriedades dos seus análogos lineares.

Avaliação da presença e lixiviação de metais tóxicos em amostras de três marcas comerciais de alginatos

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Fabiole Jordana Los
Wilson Costa
Maria Elena Payre...
Resumo: 

Na odontologia, os alginatos são utilizados com materiais de moldagem.Hoje, se sabe da presença de metais tóxicos e de partículas de sílica no material, o que pode trazer risco a saúde do profissional e/ou paciente². A contribuição deste trabalho foi de estudar três marcas comerciais de alginato através da fluorescência de raios X e de extrações utilizando o método descrito por Tessier e colaboradores³ (1979) seguidos da determinação das concentrações dos metais nos extratos por espectrometria de absorção atômica.
Na análise de fluorescência de raios x, detectou-se que o elementos mais representativos presentes no material são: Si, S, Al, Ca e
K, mas pode ser encontrado ainda Mg, Fe, Ti, P, V, Sr, Zn,
Zr, Mn, Cu e Pt. As análises por espectrometria de absorção atômica dos lixiviados obtidos através das extrações utilizando o método de Tessier e colaboradores³ demonstraram que ocorre a lixiviação de metais, mas as concentrações encontradas foram baixas. Sendo assim, deve-se ter cuidado com o manuseio e disposição final deste material após uso, pois alguns dos metais encontrados nas amostras analisadas via análise do lixiviado por espectrometria de absorção atômica apresentam toxidade elevada, podendo causar danos a saúde dos profissionais que o manuseiam e ao meio
ambiente se a disposição for incorreta.

Síntese e caracterização de complexos de rutênio contendo ligantes fosfínicos mono e tridentados.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Lucas Emanoel do ...
Francisco Dinis F...
Marcio Peres de A...
Resumo: 

Complexos contendo ligantes fosfínicos tridentados têm recebido muita atenção nos últimos anos em função de algumas de suas propriedades, tais como a capacidade de estabilizar intermediários em reações catalíticas e estados de oxidação mais baixos dos centros metálicos, que lhes conferem interessantes potencialidades nesse tipo de reação. O presente trabalho visa a síntese e caracterização de vários complexos de rutênio contendo esse tipo de ligante, dentre os quais estão os da série trans, mer-[RuCl2(P-O-P)(PR3)], com R = fenil (PPh3), para-toluil (p-tol) e para-metóxido (p-MeO). A síntese dos complexos trans, mer-[RuCl2(P-O-P)(PPh3)] e trans, mer-[RuCl2(P-O-P)(p-tol)], foi realizada a partir dos complexos RuCl2(PR3), sendo R um grupo fenil (composto 1) ou para-toluil (composto 2), respectivamente. Um terceiro complexo da mesma série foi sintetizado partindo-se dos compostos citados acima. O espectro de RMN de 31P para o composto 1 apresenta um tripleto e um dubleto com deslocamento químico, respectivamente, em 56,0 ppm e 28,7 ppm, integração correspondente a um e dois átomos de fósforo e constante de acoplamento de 29,0 Hz e 29,4 Hz. Esses sinais podem ser atribuídos, respectivamente, à presença do ligante trifenilfosfina e ao bis[2-(difenilfosfino)fenil]éter (DPEphos), estando o átomo de fósforo do primeiro cis aos átomos de fósforo do segundo. Deve-se ressaltar que o ligante DPEphos ocupa a posição meridional, em conformidade com dados já reportados na literatura. Os complexos contendo p-tol e p-MeO apresentaram espectros com o mesmo perfil, ou seja, a presença de um tripleto e um dupleto, em concordância com a proposta de síntese. Analisando-se os espectros de RMN dos três compostos sintetizados, nota-se uma tendência de aumento no valor nos deslocamentos químicos do tripleto (correspondente à monofosfina) para regiões mais desblindadas com a diminuição da basicidade das fosfina. Outros métodos de análise, tais como FTIR e voltametria cíclica, estão sendo empregados para a completa caracterização.

NANOPARTÍCULAS DE Ag ESTABILIZADAS PELA PEI- FUNCIONALIZADA ADSORVIDAS EM SiO2 E APLICADAS EM CATÁLISE.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Tábata Regina Silva
Resumo: 

Neste trabalho foram preparadas nanopartículas de prata (Ag-NPs), estabilizadas pela polietilenoimina funcionalizada (PEI-E5), para adsorção em sílica gel e posterior aplicação em catálise. Para tanto, a derivatização da polietilenoimina (PEI) foi realizada utilizando 1 equivalente PEI, 0,35 eq. de 2-cloroetanol e 0,4 eq. 1-bromobutano. O preparo das Ag-NPs utilizando PEI-E5 como estabilizante (PEI-E5-AgNPs) foi realizado por meio da redução química do AgNO3, com a utilização da hidroquinona como redutor, e caracterizadas através das técnicas de espectroscopia de UV-Visível (UV-Vis) e microscopia eletrônica de transmissão (MET). A adsorção das Ag-NPs em sílica foram analisadas por intermédio do estudo do potencial zeta, para comparação dos resultados dos estabilizantes PEI-E5 e dextrana. Pela densidade de carga superficial pode-se explicar a baixa adsorção da dextrana, devido sua carga total negativa, esta ocasiona uma tendência de repulsão com as cargas também negativas da sílica. Diferentemente, a densidade de carga total positiva da PEI-E5 confere a ele uma atração eletrostática com as partículas de sílica, gerando uma alta adsorção, e por isso foi então selecionada para prosseguir os estudos de atividades catalíticas.
Finalmente, os estudos cinéticos de redução do p-nitrofenol (Nip) com NaBH4 catalisadas por nanopartículas de prata estabilizadas pela PEI-E5 (PEI-E5-AgNPs) foram realizados, e os valores das constantes de velocidade do desaparecimento do Nip (kobs) - obtidos dos ajustes das curvas de absorbância versus tempo de reação – foram utilizados para comparação das cinéticas. Foram realizados também testes de lixiviação, onde não foi possível observar a perda de faze ativa do catalisador em solução, o que garante um catalisador estável sem contaminação do produto da reação. Desta maneira, foram obtidos resultados satisfatórios para o sistema heterogêneo, que mesmo com kobs de aproximadamente quinze vezes menores que o sistema homogêneo, sua utilização ainda se torna mais viável industrialmente, haja vista a simplicidade da técnica utilizada, baixa lixiviação e demais vantagens econômicas e ambientais.

Análise de suspensões de alimentos para a determinação de cromo por espectrometria de absorção atômica com atomização eletrotérmica.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Victor Txai da Ro...
Daniel Lazaro Gal...
Resumo: 

A qualidade dos alimentos que são comercializados é assunto de grande importância, o que impulsiona o desenvolvimento de métodos analíticos de análise para controle e monitoramento de diversas substâncias que possam apresentar qualquer toxicidade à saúde humana. Dentro desse contexto, foi desenvolvido um método de análise para a determinação de cromo em alimentos por espectrometria de absorção atômica com atomização eletrotérmica ET AAS, com as amostras em forma de suspensão.

Estudo sistemático da influência do grupo metóxi nas propriedades fotofísicas do 2,5-difenil-1,3,4-oxadiazol

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Alana Carolina Wi...
Hugo Gallardo
Fernando Molin
Eduard Westphal
Resumo: 

Neste trabalho é descrito o planejamento, síntese e caracterização, além de estudos fotofísicos de uma série de moléculas luminescentes. A partir da molécula padrão 2,5-difenil-1,3,4-oxadiazol, a qual é conhecidamente luminescente, as moléculas alvo foram planejadas de modo a variar-se sistematicamente a posição de um grupo metóxi, variações estas que poderiam de alguma forma influenciar no comportamento da molécula sobre a absorção e emissão de luz.
Todos os intermediários e produtos finais planejados foram obtidos com bons rendimentos e foram devidamente caracterizados por IV, RMN de 1H e 13C, e ponto de fusão. Os estudos fotofísicos das moléculas alvo foram realizados através das técnicas de espectrofotometria de absorção no UV-vis e emissão.
Todos os compostos finais apresentaram luminescência, sendo bastante perceptível a influência da posição de um grupo metóxi no composto 2,5-difenil-1,3,4-oxadiazol.
O estudo fotofísico mostrou que a influência de um grupo substituinte metóxi na posição meta interfere pouco na absorção da molécula, porém houve a diminuição da intensidade de luz emitida. Quando o grupo metóxi é substituído na posição para, há um aumento na absorção numa mesma região do espectro, porém a emissão de fluorescência do sistema não substituído permanece maior.
O maior efeito observado foi quanto à substituição na posição orto do sistema fenílico. Em que houve o surgimento de um novo cromóforo, uma banda de absorção em 309 nm.

Estudo da decomposição térmica dos acetatos de Ba2+ e Zn2+ para obtenção do composto BaZnO2 para utilização de matrizes luminescentes.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
RODRIGO VIEIRA RO...
Jivaldo do Rosári...
Renato César de O...
Resumo: 

O presente trabalho visa o estudo da decomposição térmica dos acetatos de bário e zinco para a obtenção do zincato de bário [BaZnO2]. Os acetatos foram obtidos pelo método do precursor, na qual consiste na solubilização dos acetatos em meio aquoso, seguido de precipitação dos mesmos. os cristais foram submetidos ao tratamento térmico ao qual pode simular pela decomposição térmica em atmosferas de ar e N2 os resíduos atribuídos ao zincato de bário.

Síntese, caracterização e propriedades físico-químicas de ésteres derivados do óleo de soja.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Samuel Mendes da ...
Edesio Luiz Simio...
Resumo: 

Os ésteres derivados de ácidos graxos, além da sua utilização como combustível (biodiesel), estão sendo estudados como possibilidade alternativa em substituir lubrificantes derivados de óleos minerais, pois os mesmos são biodegradáveis e não são tóxicos. Foi realizado reações de transesterificação de óleo de soja com n-propanol, isopropanol e n-butanol, sob catálise ácida com ácido sulfúrico, onde o objetivo foi avaliar o desempenho dos respectivos ésteres como óleo lubrificante, tendo como base a Densidade, Viscosidade Cinemática, Índice de Viscosidade, Índice de Acidez, Estabilidade à Oxidação e Ponto de Fulgor.