Trabalhos

Avaliação do teor de minerais em soro de leite submetido a diferentes processos de concentração.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Bruno Engel
Ana Lúcia B. Rohlfes
Resumo: 

Técnicas espectrofotométricas foram empregadas para avaliar o teor de minerais em amostras de soro de leite in natura, evaporado, centrifugado e liofilizado, objetivando a avaliação do comportamento dos minerais K, Ca e P, frente a processos de concentração de soro de leite. Para o K foi empregado a Fotometria de Chama, para Ca a Espectroscopia de Absorção Atômica e o P foi acompanhado mediante determinação por Espectroscopia Visível. Os resultados demonstram a eficiência dos processos de evaporação e liofilização, com aumento do teor dos minerais pesquisados.

Composição mineral do rabanete e de suas folhas, desidratados e in natura

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Marithsa M. March...
Leyza P. de Oliveira
Talize Foppa
Bianca Schveitzer
Vera Lucia Vieira...
Resumo: 

Este trabalho tem por objetivo avaliar a composição de macro e micronutrientes em amostras de folhas e da raiz do rabanete, in natura e desidratados, para verificar a possibilidade de ser incorporada a outros alimentos como complemento alimentar.

Determinação da composição mineral do repolho - Brassica oleracea - desidratado e in natura

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Marithsa M. March...
Leyza P. de Oliveira
Talize Foppa
Bianca Schveitzer
Silmara A. A. P. ...
Resumo: 

Este trabalho tem por objetivo avaliar a composição de macro e micronutrientes da farinha de repolho e também no repolho in natura, para verificar a possibilidade de ser incorporada a outros alimentos como complemento alimentar.

Recuperação da prata metálica de efluentes de análise de Demanda Química de Oxigênio

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Eduardo Scolari
Lidiane Sartori
Luciana D. Venqui...
Rogério M. Dallago
Resumo: 

Durante a análise de Demanda Química de Oxigênio (DQO) é gerado um efluente contendo elevadas concentrações de metais pesados, como prata (Ag), mercúrio (Hg), cromo (Cr) e ferro (Fe), além de um pH extremamente ácido (pH < 1). Estudos preliminares demonstraram ser possível o tratamento físico-químico deste fluente, além de conduzir a recuperação seletiva do mercúrio e da prata, esta última como cloreto de prata (AgCl), um sal com baixo valor agregado. Visando sua transformação em prata metálica, de maior valor agregado, é que foi conduzido este estudo. Inicialmente fez-se a resolubilização do AgCl com hidróxido de amônio. Empregando esta solução como referência avaliou-se diferentes agentes redutores (metabissulfito) e hidroxilamna visando a precipitação da prata na foram metálica.

Contribuição da disciplina Estágio de Docência para a formação docente dos mestrandos em Química da UEPG: uma análise preliminar.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Christiane P. F. ...
Jackelyne Corrêa ...
Jeremias Borges d...
Resumo: 

Neste trabalho realizamos uma análise preliminar dos relatórios de atividades dos estagiários (mestrandos) que realizaram a disciplina Estágio de Docência no primeiro semestre de 2012. A turma era composta de 12 alunos, sendo 5 licenciados, 4 tecnólogos, 2 bacharéis e 1 engenheiro. A disciplina Estágio de Docência é desenvolvida com aulas teóricas sobre aspectos didático-pedagógicos (30 h) e o estágio em disciplina da graduação sob a supervisão do docente responsável pela disciplina de graduação (mínimo de 30 h). Nesta análise preliminar observou-se que a realização do estágio como disciplina, conforme legislação da UEPG, parece adequada. A maioria dos alunos (91%) considerou a disciplina importante para sua formação docente.

Avaliação de Método Espectrofotométrico na Região do Visível para a Determinação de Atrazina em Amostras de Extratos de Solo

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Elisandra Carolin...
Gilberto Abate
Vander de Freitas...
Resumo: 

No sentido de minimizar os eventuais efeitos negativos que a presença de herbicidas possa causar ao meio ambiente, é de grande relevância o conhecimento dos fatores que influenciam na sorção dos mesmos. Foi avaliada a recuperação da atrazina (AT) em um extrato de amostra de Latossolo Vermelho Distroférrico, com um método baseado na reação da AT com piridina (PIR) em meio ácido sob aquecimento e reação do produto formado com 3-aminoacetofenona (AAF) ou ácido sulfanílico (AS). A quantificação foi efetuada por espectrofotometria na região do visível. Escolheu-se o reagente AS por ter mostrado um sinal de absorbânica mais elevado e maior similaridade nos valores entre pH 1,0 e 1,7. O método mostrou boa linearidade, entre concentrações de AT (cAT) de 0,10 a 2,00 mg L-1, r2 = 0,9998. Limite de Detecção e Limite de Quantificação, 0,014 e 0,050 mg L-1, respectivamente. Os valores de recuperação da atrazina no extrato do solo foram entre 71 e 88%. A aplicação do método para a quantificação de atrazina no extrato do solo é viável, mas é necessário avaliar diferentes amostras de solo, bem como conduzir estudos de interferência. O método pode ser uma boa alternativa de baixo custo frente às técnicas cromatográficas.

Degradação de corante reativo típico da indústria têxtil utilizando-se ferro zero.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Leonardo Wagner E...
Vanessa Maria Rib...
Ana Paula Peron
Elaine Regina Lop...
Resumo: 

Indústrias têxteis geram uma elevada quantidade de efluentes, e estes efluentes são bastante coloridos, devido aos corantes que não se fixam na fibra durante o processo de tingimento. Os processos redutivos são uma promissora alternativa de tratamento. O principal objetivo deste trabalho foi avaliar a potencialidade o sistema redutivo na degradação de um corante têxtil utilizando-se ferro zero.

Investigação do nível de contaminação de metais pesados em pescados consumidos na região sul de Santa Catarina.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Elias Rodrigues P...
Márcia Luzia Michels
Volnei Stupp
Resumo: 

O conhecimento dos teores de metais pesados em produtos da pesca é da maior importância, na medida em que fornece elementos de base para o estudo dos níveis de contaminação do meio ambiente e permite evidenciar acumulações em algumas espécies. O presente estudo visa caracterizar os níveis de sete metais (cádmio, cromo, cobre, mercúrio, níquel, chumbo e zinco) em 4 espécies de pescados frescos considerados de maior consumo na região sul de Santa Catarina, e as suas implicações na saúde dos consumidores. As quatro espécies escolhidas foram a Enchova (Pomatomus saltator), Pampo (Trachinotus spp), Corvina (Micropogonias furnieri) e a Tainha (Mugil brasiliensis), coletadas em dois períodos diferentes do ano. A primeira coleta foi realizada entre os meses de outubro e novembro de 2010 e a segunda entre os meses de março e abril de 2011. Para as análises dos metais foram amostrados tecidos musculares dos peixes pelo fato de ser a parte mais consumida pela população. A preparação das amostras foi realizada em forno digestor com microondas utilizando digestão ácida com ácido nítrico (HNO3) e peróxido de hidrogênio (H2O2). Os metais cádmio (Cd), cromo (Cr), chumbo (Pb), mercúrio (Hg), zinco (Zn), cobre (Cu) e níquel (Ni). foram analisados em Espectrofotômetro de Absorção Atômica. Os resultados obtidos foram calculados em base úmida. As concentrações de metais pesados obtidas nas duas coletas foram comparadas com os valores estabelecidos pela legislação segundo a Portaria nº 685, de 27.08.1998, estabelecida pela ANVISA e pelo Decreto nº 55871, de 26.03. 1965. Os elementos Ni, Hg, Cr e Cd não foram detectados em nenhuma das espécies de peixes analisados. Nas duas amostragens Zn e Cu apresentaram concentrações abaixo dos valores toleráveis pela legislação. Na primeira amostragem as espécies Enchova, Corvina e Tainha apresentaram concentrações de Pb de 14,5 %, 29,5 % e 48,5 % acima do limite tolerável. Na segunda amostragem a espécie Pampo apresentou uma concentração 10 % acima do limite tolerável, no entanto, para as outras espécies houve uma diminuição das concentrações. Enfim, amostras analisadas não apresentaram valores significativos de concentrações para a maioria de metais, entretanto, apresentou contaminação por Pb. O acúmulo destes metais no organismo podem causar danos a saúde a longo prazo.