Trabalhos

Efeitos da agitação e temperatura no tamanho e fase de nano/micro partículas de óxido de ferro feito pelo método de precipitação.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Vladimir Lavayen
Sandra Einloft
Rosane Ligabue
Leonardo Moreira
Jeane Dullius
Gabriel Freire
Resumo: 

Introdução
Nanopartículas de magnetita (Fe3O4) e maghemita (-Fe2O3) são duas fases diferentes de óxido de ferro1-4, que são considerados entre os melhores candidatos para diagnóstico médico, como agentes de contraste em imagiologia por ressonância magnética alem atuar como cargas inorgânicas nos nanocompositos1,2. Um dos métodos mais usados na formação de partículas é a precipitação/co-precipitação, onde e possível ter partículas entre 20-40 nm de diâmetro2,3.
Variáveis como pH, nível de agitação, relação Fe3+/Fe2+ assim como tempo e temperatura de calcinação são possíveis controlar em função do tamanho, carga eletrônica, e fase das partículas. Neste trabalho partículas de óxido de ferro < 70 nm foram sintetizadas pelo método de co-precipitação4. Onde variáveis como: i) temperatura de calcinação (200 a 600°C) e ii) agitação (80 a 700 RPM) foram usadas pra poder obter partículas de maghemita.

Resultados e Discussão
Espectros de UV-VIS mostram na região visível bandas de absorção eletrônica perto de 460 nm com um deslocamento a números de onda maiores (região violeta ao azul) nas diversas condições de síntese. Transições indiretas fracas na região do visível (d d) alem de transições diretas do orbital 2p do O2- desde a banda de valência ate a borda da banda de condução no intervalo 257-413 nm são também observados.
O seguimento da presença de cada uma das fases e observado mediante espectroscopia vibracional. Assim modos reticulares Fe-O da maghemita (530, 624, 996 cm-1) e magnetita, que tem uma estrutura tipo espinela inversa, com modo infravermelho ativos nos intervalos 600-550 cm-1 (MT-O-MO), 470 cm-1 (MO-O), e 350-400 cm-1 (MT-MO), onde MT e MO correspondem ao ferro ocupando posições tetraédricas e octaédricas, respectivamente.
Analise por microscopia eletrônica de varredura (< 70 nm) mostram uma grande homogeneidade, com uma relação Fe/O perto de um. Curvas de transmissão nas dispersões usando o equipamento LUMiSizer - determina o tamanho das partículas mediante o método STEP (Space and Time resolved Extinction Profiles) – foram usados para observar como as variáveis da síntese influenciam a estabilidade alem qual e a melhor condição de síntese em função do tamanho e fase nas partículas de óxido de ferro. Finalmente medições de refletância difusa (Figura 1) em nanopartículas aquecidas a diferentes temperaturas mostram que as transições de energia na região visível não tinham uma grande variação.

Figura 1. Espetro de refletância das micro/nanopartículas de ferro.

Conclusões
Deslocamento de bandas na região visível azul é observado pelos efeitos da agitação e temperatura. Analise de microscopia eletrônica mostra um diâmetro de partículas menores a 70 nm além de uma grande homogeneidade.

Agradecimentos
Os Autores agradecem a CNPq, Fapergs e a Faculdade de Química.
____________________
Santoyo Salazar, J.; Perez L.; Abril, O. de; Phuoc, L. T.; Ihiawakrim, D.; Vazquez, M.; Greneche, J. M.; Colin, S. B.; Pourroy, G.; Chem. Mater., 2011, 23, 1379–1386.
2Chamritski, I.; e Burns, G.; J. Phys. Chem. B., 2005, 109, 4965-4968.
3Devaraj, N. K.; e Ong, B. H.; AIP Conf. Proc. , 2010, 1328, 288-290; doi:10.1063/1.3573756. Malaysia Annual Physics Conference, 2010 (PERFIK‐2010).
4Lopes M.C.; de Souza Jr. F.G.; e Oliveira G.E.; Polimeros, 2010, 20, 359-365.

O Papel da Contextualização como Facilitadora no Ensino de Hidrocarbonetos

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Thiago Eduardo de...
Leila Inês Follma...
Resumo: 

Este trabalho mostra a importância da contextualização como elemento facilitador do processo de ensino-aprendizagem, com ênfase na importância da contextualização no ensino de conceitos químicos de hidrocarbonetos. Apresenta uma metodologia de ensino envolvendo a elaboração de aulas mais contextualizadas, metodologia esta aplicada à realidade escolar de uma instituição de ensino público da cidade de Ponta Grossa, PR, com alunos do terceiro ano do ensino médio. Apresenta, também, os resultados obtidos através da mesma, com observância quanto ao aprendizado dos alunos em relação aos conteúdos ministrados.

Estudo da eutrofização na Represa de Alagados através da análise de clorofila-a e fósforo

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Maria Eduarda Serra
Laíz Monteiro França
Elizabeth W. O. S...
Resumo: 

Neste trabalho buscou-se avaliar o nível de eutrofização na Represa de Alagados, na cidade de Ponta Grossa, Paraná, mais precisamente na região onde se encontram casas e clube de lazer às suas margens. Foram realizadas análises para determinar a concentração e as espécies de fósforo, a concentração de clorofila-a, além de parâmetros físico-químicos. As amostras foram coletadas em dois locais e em diferentes estações climáticas. O estudo foi realizado através de espectroscopia de absorção molecular e as análises físico-químicas. A concentração de fósforo total encontrada nas amostras da Represa de Alagados encontra-se acima da legislação vigente2 (0,020 mg L-1 de P para ambientes lênticos, como esse reservatório). Há evidências de condições favoráveis a aceleração do processo de eutrofização na Represa de Alagados, indicadas pelas concentrações significativas de fósforo e clorofila-a, e ainda, pelas espécies de fósforo encontradas. A represa de Alagados teve comportamento compatível com os corpos d’água de alta produtividade em relação às condições naturais, condição em geral desencadeada por atividades antrópicas. Neste perfil, ocorrem com freqüência alterações indesejáveis na qualidade da água, como episódios florações de algas, e interferências nos seus múltiplos usos.

Efeito do solvente no processo de purificação por recristalização do ácido α-eleosteárico presente no óleo de tungue

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Juliana Oliveira ...
Viviane Gobel Mar...
Luiza Silveira Pe...
Robson Simplicio ...
Rosilene Maria Cl...
Resumo: 

O objetivo deste trabalho é comparar, dentro de uma metodologia de purificação e isolamento do α-ESA presente no óleo de tungue, a influência do solvente dentro de uma de suas etapas determinantes, a recristalização. A pureza do α-ESA após o processo foi determinada por cromatografia gasosa acoplada com espectrômetro de massas (GC-MS).

Concepções de estudantes sobre Química no Ensino Médio e suas relações com o cotidiano.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Caline Mayara Mes...
Cleber P. da Silva
Ana Paula Michalski
Sandro X. de Campos
Resumo: 

este resumo teve como finalidade avaliar as concepções de alunos do ensino médio,em relação ao que a química significa, e também como é avaliado os métodos de ensino aplicado pelos professores.

Síntese, caracterização espectroscópica e avaliação do fotobranqueamento de derivados porfirínicos

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Emanuelly M. S. N...
Christiane P. F. ...
Jacqueline Aparec...
Resumo: 

Uma característica fundamental de um fotosensibilizador (FS) para uso em terapia fotodinâmica (TFD) é a sua capacidade de, preferencialmente, localizar-se ou acumular-se em tecidos doentes e, por meio de geração de espécies citotóxicas, induzir um efeito letal nas células anormais. Neste contexto, os objetivos desse trabalho foram sintetizar e caracterizar as porfirinas 5,10,15-tris-(4-nitrofenil)-20-fenilporfirina 1 (TNTPP) e 5,10,15-tris-(4-aminofenil)-20-fenilporfirina 2 (TATPP) (Figura 1), e verificar a possível degradação dos compostos utilizando-se o teste de fotobranqueamento.

Síntese e caracterização espectroscópica de complexos mononucleares de Cu(II) com ligante diimina e tiopirimidina

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Guilherme Brum La...
Jader Barbosa da ...
Resumo: 

Complexos de cobre são conhecidos pelas suas variedades de cores e boa estabilidade. Estes complexos coordenados com ligantes diiminas juntamente com ligantes tiopirimidinas podem apresentar propriedades fotoquímicas e grande variedade de formas de ligação. Os estudos propostos neste projeto visam o desenvolvimento de novos complexos de Cu(II) com ligante diimina (bpy) e o ligante tiopirimidina (DMPYSH) que possuam interessantes propriedades espectroscópicas que possam ser investigadas. Foram realizadas as sínteses de dois complexos de cobre (II), o complexo 1 [Cu(bipy)2Cl]PF6 apenas com o ligante diimina (bpy) e o complexo 2 [Cu(bipy)2DMPYS]PF6 com o ligante diimina (bpy) e tiopirimidina (DMPYSH). Os complexos de cobre sintetizados foram caracterizados pelas técnicas de Espectroscopia Vibracional de Absorção na Região do Infravermelho (IV), Espectroscopia de absorção na Região do Ultravioleta – Visível (UV/Vis).

Influência da concentração de galactoxiloglucana de Tamarindus indica na tensão superficial de soluções aquosas

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
RÔMULO COUTO ALVES
Estela Mary Ferna...
Daniele Maria Alv...
Renata Chastinet ...
Resumo: 

Este trabalho tem como objetivo estudar a tensão superficial de galactoxiloglucana extraída de sementes de tamarindus (Tamarindus indica) para possíveis aplicações industriais. A galactoxiloglucana de Tamarindos indica foi extraída em solução aquosa seguida de precipitação em etanol na proporção de 1:2 (m/v). A tensão superficial foi determinada através de um tensiômetro da marca Ramé-hart, modelo 250, pelo método da gota pendente, descrito por Pichot et al., (1997). O aumento da concentração de galactoxiloglucana provocou um decréscimo na tensão superficial das soluções. O valor da tensão superficial encontrado neste trabalho para concentração de 0,5% foi de 34,40mN/m. De acordo com os resultados preliminares encontrados, este polissacarídeo pode servir como fontes alternativas industriais no desenvolvimento de novos produtos.

Hidrocarbonetos alifáticos em material particulado suspenso de ambientes aquáticos da Região Metropolitana de Curitiba – Paraná.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Franciane de Alme...
Mauricius Marques...
Alessandra Honjo Ide
Alinne Mizukawa
Júlio César Rodri...
Resumo: 

Os Hidrocarbonetos alifáticos (HCA) constituem um grupo de hidrocarbonetos que possuem cadeia carbônica aberta e não ramificada, apresentando somente ligações simples. Sua origem no ambiente pode ser atribuída tanto a fontes biogênicas como a fontes antrópicas. HCAs de baixo peso molecular indicam fontes biogênicas (n-C13 a n-C20) e, de alto peso, (n-C21 a n-C40) sugerem fontes como petróleo. Este trabalho teve como objetivos identificar e quantificar HCAs em amostras de material particulado suspenso (MPS) em ambientes aquáticos da região metropolitana de Curitiba. Para as análises, 1L de água superficial foi filtrada em microfiltros de fibra de vidro para a retenção do MPS e os HCAs extraídos com três porções de solventes orgânicos com o auxílio de um ultrassom. Os extratos foram combinados, concentrados e então purificados em uma coluna contendo sílica, alumina e sulfato de sódio. O extrato final foi analisado em um CG-EM, HCAs de n-C10 a n-C40 foram identificados e quantificados. A maior concentração de HCAs foi observada no ponto IG2, (293.42 µg/g), juntamente com uma predominância do HCA n-C26. A predominância do HCA n-C18 nos pontos IR1 e IG1 pode indicar a influencia do Rio Iraí nas águas do Rio Iguaçu. A distribuição de HCA nos pontos analisados indicou uma contribuição de fontes antrópicas para a composição do MPS nos Rios Iguaçu e Atuba, enquanto que para o Rio Iraí observou-se uma predominância de material de origem biogênica.

Trilha da Química

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Viviane Coelho Ga...
Karen Eich Vieira
Caroline Gonçalvez
Rafael Backes dos...
Paula Mantovani d...
Carmen Donato Car...