Trabalhos

Adsorção de corantes em meios aquosos por tratamento microbiológico

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Akemi Teramoto de...
Artur Rodrigues
Resumo: 

As indústrias alimentícias geram uma grande quantidade de produtos químicos em seus efluentes, entre os quais, encontram-se os corantes, sendo que grande parte do excedente são diariamente descartados. Estes efluentes contêm muita carga orgânica, além de apresentarem uma tonalidade escura muito característica, que podem ser prejudiciais quando lançados sem tratamento em correntes receptoras naturais. Desta forma, propõe-se o uso de biomassa de células bacterianas (Comamonas acidovarans) isoladas do efluente de uma indústria de laticínios de Carambeí, PR, na remoção de corantes alimentícios. As células de C. acidovarans foram isoladas e cultivadas em meio de caldo nutriente líquido e suas biomassas foram testadas na remoção do corante alimentício Vermelho Alura 40 a 50 µg/mL, com biomassas variando entre 1,0 a 3,0 mg/mL, em valores de pH 2,5; 4,5 e 6,5 em banho-maria em 30 e 35ºC por 60 minutos de interação. Os resultados relevantes mostraram que em condições de pH 2,5, as células de C. acidovarans removeram 84,52% do corante Vermelho Alura 40 a 30˚C, usando 3,0 mg.mL־¹ de biomassa. A equação de isoterma de adsorção mais representativa para explicar o fenômeno físico-químico, foi de a de Langmuir (R² =0,9992). . Estes dados sugerem a possibilidade do uso otimizado de biomassas de bactérias provenientes de efluente alimentício para a remoção integral dos corantes em contato rápido de uma hora de interação, como neste caso estudado.

Determinação de compostos voláteis constituintes do aroma do vinho fino tinto varietal cabernet sauvignon

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Laís Gomes Fregol...
Willian Ferreira ...
Camila Wihby Leite
Aline Fontana
Resumo: 

A uva cabernet sauvignon é uma das uvas viníferas mais difundidas no mundo com produção de vinho tinto de qualidade e com aroma característico. Numerosas substâncias voláteis determinam a percepção do aroma do vinho e para definir qual é esse perfil de aromas, o presente trabalho compara as condições de extração dos componentes do aroma de vinhos produzido na região sul do Brasil a partir da uva cabernet sauvignon.

Derivados de furano: possíveis agentes antituberculose

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Jéssica Berens
Marcus Mandolesi Sá
Misael Ferreira

Reações de adição eletrofílica sobre alcenos funcionalizados. Síntese de halo hidrinas e compostos di-halogenados

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Thais Andreia Rossa
Marcus Mandolesi Sá
Marcelo Volpatto ...

Determinação de metais em duas amostras de própolis verde do Paraná

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Adriana Rute Cord...
Daiane Finger
Domingos S. Nunes
Sueli Percio Quinaia
Resumo: 

A própolis é uma substância resinosa e balsâmica coletada de diferentes partes de plantas por abelhas. Com a ampla utilização da própolis, principalmente na forma de extratos, faz-se necessário conhecer seus minerais naturais e potenciais contaminantes metálicos. Os metais, com relação ao organismo humano, podem ter importância vital, não essencial ou tóxica. Os metais pesados, tais como chumbo e cádmio, dentre outros, são tóxicos e podem resultar em sérios danos para a saúde humana e animal. Os metais pesquisados neste trabalho em duas amostras diferentes de própolis da região do Segundo Planalto do Paraná, utilizando espectroscopia de absorção atômica. Com base nos resultados obtidos é possível afirmar que as amostras analisadas de própolis verde produzidas no Segundo Planalto do Paraná estão livres de contaminação por metais tóxicos.

A reciclagem do Alumínio: uma atividade experimental relacionada com a realidade escolar.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Ângela Malvina Du...
Ana Cristina Sulz...
Michele Tamara Reis
Sabrina Gabriela ...
Valesca Vargas Vi...
Mara Elisa Fortes...
Marilaine Olivei...
Resumo: 

Tendo em vista a problemática do lixo e as possibilidades de explorar sua relação com a Química, o PIBID Química UFSM desenvolveu a oficina temática “O que você faz com a tampa metálica do chocolate em pó?” para abordar a reciclagem do alumínio. Partimos da realidade enfrentada pelos alunos, visto que a maioria das famílias do Colégio Estadual Padre Rômulo Zanchi da cidade de Santa Maria – RS são catadores de lixo reciclável. Para isso, primeiramente trabalhamos os conceitos químicos relacionados ao alumínio e a diferença entre reciclagem e reaproveitamento, a fim de envolver os alunos participantes da oficina na temática proposta. Na segunda etapa, desenvolvemos a atividade experimental, na qual obtivemos o sulfato duplo de alumínio e potássio.

Extração e Quantificação de Triazinas empregando Ponto Nuvem

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Bárbara Fernanda ...
Raquel Thomaz da ...
Gilberto Abate

PIBID Química UFPel realizando práticas de divulgação da Química no Ensino Médio

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Maíra
Ane Maciel Dias
Karen da Luz Cruz
Ana Helena Schröder
Maira Ferreira
Resumo: 

Em homenagem aos 100 anos do prêmio Nobel em Química, recebido por Marie Curie, em 2011 foi comemorado o Ano Internacional da Química, e a Sociedade Brasileira de Química promoveu uma mostra científica em forma de banners que mostravam a química aplicada no cotidiano. Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) Química da Universidade Federal de Pelotas organizaram exposições destes banners em quatro escolas da rede publica estadual da cidade de pelotas/RS vinculadas ao projeto, e a partir desta exposição instigou assuntos de interesse dos alunos nesse sentido, a divulgação científica tende a traduzir uma linguagem especializada em uma linguagem mais simples, visando a atingir um público mais amplo.