Trabalhos

Oxidação Catalítica “Verde” de Hidrocarbonetos Provenientes de Derivados do Petróleo

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Rosana Balzer
Luiz Fernando D. ...
Resumo: 

Os compostos orgânicos voláteis (VOCs) são considerados como grandes contribuintes para a poluição atmosférica. Os VOCs são provenientes de gases residuais gerados através da utilização de automóveis e principalmente por processos industriais que utilizam solventes. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver catalisadores com baixo custo de produção, sem reagentes desfavoráveis ao meio ambiente, elevada atividade e seletividade, que sejam aplicáveis a processos catalíticos industriais.

Redes tridimensionais de ligações de hidrogênio em sais metálicos do íon ditionato.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Rafael Duarte
Valéria Fank do N...
Resumo: 

Compostos de ditionatos são conhecidos e sabe-se que o ânion ditionato interage com o centro metálico formando um polímero de coordenação. Neste trabalho objetivou-se a síntese de sais de compostos Mn(S2O6)m onde M é um metal representativo ou de transição e a caracterização destes por espectroscopia de infravermelho (IV) e difração de raios-X de monocristal (SCRXD). Foram obtidos e caracterizados cinco compostos de ditionatos de fórmulas [Cd(H2O)4](S2O6) 1, CaS2O6 2, [Co(H2O)6](S2O6) 3, [Fe(H2O)6](S2O6)•H2O 4, [Li2(H2O)2](S2O6) 5, cujas estruturas são desconhecidas. Os compostos foram caracterizados por IV e para os compostos 1, 3, 4, e 5 foram obtidos cristais difratáveis para a caracterização por SCXRD, mas somente dos compostos 3 e 4 foi possível obter a estrutura As estruturas cristalinas de 3 e 4 são compostas de um cátion [M(H2O)6]2+ com geometria octaédrica e um ânion S2O62− na configuração gauche. Em 3, os íons encontram-se situados num centro de inversão cristalográfico, enquanto em 4 os íons estão situados em posições gerais. A diferença das ligações M—O de 3 e 4, 0,033(4) Å, corresponde bem a diferença entre os raios iônicos dos íons Co2+ e Fe2+, ambos spin alto, 0,035 Å. Em ambos 3 e 4 existe uma rede tridimensional de ligações de hidrogênio. As estruturas cristalinas dos compostos 3 e 4 mostraram redes cristalinas complexas, onde o estudo da distância das ligações de hidrogênio nestes compostos dá informações sobre como cátion e ânion interagem.

OBTENÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE Co3O4 A PARTIR DE COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Janaína Sartori B...
Eryza Guimarães C...
Fauze Jaco Anaissi
Resumo: 

Os óxidos de metais de transição nanoestruturados têm sido amplamente estudados por apresentar aplicações como sensores de estado sólido, dispositivos eletrocrômicos, catalisadores heterogêneos e baterias de lítio. Quando reduzido a escala nanométrica, o Co3O4 apresenta propriedades magnéticas, ópticas e eletroquímicas diferenciadas daquelas observadas em seu tamanho normal, o que justifica o grande interesse da comunidade científica.

Síntese de líquidos iônicos piridínicos visando à aplicação como estabilizantes de nanopartículas metálicas.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Eloah Latocheski
Aline Maria Signori
Josiel Barbosa Do...
Resumo: 

Nanopartículas metálicas (M-NPs) são instáveis em solução e para evitar sua agregação, elas devem ser estabilizadas por agentes estabilizantes. Dentre eles destacam-se os líquidos iônicos (LIs) que devido ao caráter iônico, tornam-se fortes estabilizantes eletrostáticos e, dependendo do tamanho da cadeia orgânica, também atuam estabilizando as M-NPs estericamente. LIs são sais orgânicos que apresentam baixo ponto de fusão. São muito versáteis, pois um grande número de cátions (amônio, fosfônio, imidazólio, piridínio, etc.), e ânions (BF4-, PF6-, CF3CO2-, etc.) pode ser utilizado. Os cátions mais comumente estudados até então são baseados em alquilimidazóis. LIs baseados em outros cátions como os piridínicos têm sido desenvolvidos apenas na última década e, portanto, muito pouco ainda se sabe sobre suas propriedades. Assim, uma série de LIs piridínicos foi sintetizada pela alquilação com os grupos metil, butil e octil, seguida do processo de troca iônica.

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE HIDRÓXIDO DE COBALTO (II)

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Janaína Sartori B...
Eryza Guimarães C...
Fauze Jaco Anaissi
Resumo: 

Pesquisas em nanoestrutura teve um aumento expressivo devido às suas caracaterísticas elétricas, catalíticas, ópticas e magnéticas em comparação aos mesmos materiais em proporções normais. Dentre os materiais nanoestruturados pode-se citar o hidróxido de cobalto (Co(OH)2). Segundo relatos da literatura as propriedades dos materiais, da maneira pela qual as conhecemos, são fortemente dependentes do tamanho das partículas deste material, sendo assim tem despertado grande interesse da comunidade científica e da indústria.

Caracterização Cromatográfica de Hidromel Produzido a Partir de Diferentes Tipos de Méis e Tempos de Fermentação.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
João Paulo Niemes
Resumo: 

A fermentação alcoólica é a transformação de açúcares ou amido em álcool etílico e gás carbônico. Este é também o método utilizado para a produção do hidromel, que é obtido pela transformação dos dois principais açúcares contidos no mel, frutose e glicose. O nome hidromel é utilizado devido ao fato de a bebida ser preparada a partir do mel diluído em água, podendo ser preparados vários tipos de bebidas, com a vantagem de obterem-se diferentes graduações alcoólicas e teores de açúcar.

Determinação de alumínio (Al), cádmio (Cd), chumbo (Pb), ferro (Fe) e zinco (Zn) nas águas da Sub-Bacia do Rio Ivinhema, MS.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Patrícia Teston G...
Ivan Ramires
Affonso Celso Gon...
Resumo: 

A poluição de um ambiente aquático significa a ocorrência de qualquer alteração que seja prejudicial a esse meio, e quando estas alterações põem em risco a saúde do homem e dos elementos da biota, a poluição da origem a contaminação. Este estudo foi baseado na determinação e quantificação dos metais alumínio, cádmio, chumbo, ferro e zinco. O período das amostragens compreendeu um intervalo de novembro de 2011 a julho de 2012, um total de cinco coletas fixados em quatro pontos distintos ao longo da Sub-Bacia do Rio Ivinhema. Nas determinações dos respectivos metais foram diagnosticadas diversas estrapolações dos limites estabelecidos pela Resolução CONAMA/357, cuja presença de alumínio e ferro pode ser atribuída a fatores naturais, enquanto a origem de zinco e chumbo remetem a fontes antropogênicas, demonstrando a necessidade de mapear a presença de metais e os efeitos deletérios desses impactos ao meio ambiente e à saúde humana.