Trabalhos

Planejamento e Síntese de Selenouréias Cíclicas Baseadas na Estrutura de Pirimidinonas Farmacologicamente Ativas.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Felipe Gallina Sobis
Resumo: 

Esse trabalho tem como objetivo mostrar a síntese de selenoureias ciclicas, sendo essas potenciais farmacos. Essa sintese se mostra mais barata e e menos perigosa que a síntese direta, pelo mecanismo de Biginelli.

Estudo fotofísico de matrizes híbridas de sílica contendo derivados de 3-hidroxiflavonas

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Fabiano da Silvei...
Lauren Soares dos...
Fabiano Severo Ro...

Transformação do óleo de tabaco energético através de glicerólise enzimática visando o aproveitamento de matéria prima oleaginosa alternativa

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Jéssica Thomé
Rosana de Cássia ...
Rosana Louzada Mü...
Resumo: 

Considerando a grande necessidade atual por fontes alternativas de energia, a produção de biodiesel está sendo uma promissora alternativa. Durante o processo da produção, uma fase rica em glicerol é gerada como co-produto deste processo.
Assim, surge a possibilidade de utilização do glicerol como matéria prima para obtenção de monoacilgliceróis (MAG) e diacilgliceróis (DAG), emulsificantes muito utilizados no ramo de alimentos, fármacos e cosméticos. A implementação de estratégias biotecnológias como a utilização de lipases como alternativa ao método de glicerólise química tem sido muito estudada.
No estudo em questão, os ensaios iniciais foram realizados com glicerina comercial, a fim de otimizar as condições reacionais; foram realizados 16 ensaios. As reações foram realizadas em shaker orbital a 45 e 55 ºC, utilizando 3g de óleo de tabaco, 3% de água e quantidades variadas de glicerol (2,6 e 3,5g) e lipase Novozyme 435 ® (10 e 20%).

Avaliação de catalisadores Cu-Ni/Nb2O5 preparados por diferentes formas de impregnação dos metais.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Roberta Carolina ...
Cássio Morilla do...
Monique Anne Mart...
Eduardo L.E. de C...
Resumo: 

A reação de reforma a vapor de etanol foi estudada utilizando catalisadores Cu-Ni suportados em Nb2O5, para isso foram preparados quatro catalisadores contendo cobre e/ou níquel suportados em pentóxido de nióbio com diferentes maneiras de impregnação dos metais: Os catalisadores sintetizados foram caracterizados por área superficial específica (BET) e redução a temperatura programada (RTP) e, então, testados na reação de reforma de etanol. Os resultados mostraram que catalisadores a base de Cu-Ni suportados em nióbia são promissores para serem utilizados na reação de reforma de etanol.

Determinação de agrotóxicos em milho empregando a técnica de extração QuEChERS e determinação por HPLC-DAD

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Diogo M. C. Teixeira
Roberta M. Rocha
Sabrina E. Schneider
Paula de Oliveira F.
Murilo dos Santos C.
Márcia H. S. Kurz
Fábio F. Gonçalves

Avaliação de Método Espectrofotométrico na Região do Visível para a Determinação de Atrazina em Amostras de Extratos de Solo

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Elisandra Carolin...
Vander de Freitas...
Gilberto Abate
Resumo: 

O conhecimento das características do solo que mais influenciam na sorção de herbicidas é de grande relevância para minimizar os eventuais efeitos negativos que sua presença possa causar ao meio ambiente. Nesse estudo avaliou-se a recuperação de atrazina em extrato de solo, utilizando o método baseado na reação de atrazina com piridina em meio ácido sob aquecimento e reação do produto formado com 3-aminoacetofenona ou ácido sulfanílico. A quantificação foi efetuada por espectrofotometria na região do visível. O ácido sulfanício apresentou sinal de absorbância mais elevado e melhor similaridade nos valores entre pH 1,0 e 1,7, o que motivou sua escolha. O método mostrou boa linearidade entre as concentrações de atrazina 0,10 e 2,00 mg L-1, r2 = 0,9998. Limites de Detecção e de Quantificação de 0,014 e 0,05 mg L-1, respectivamente. A recuperação de atrazina no extrato de solo foi entre 71 e 88 %. A aplicação do método para a quantificação de atrazina no extrato de solo é viável, mas é necessário avaliar diferentes amostras de solos e conduzir estudos de interferências. O método pode ser uma boa alternativa de baixo custo frente às técnicas cromatográficas.

Sobre o “ser cientista” e o “fazer ciência”: considerações de estudantes do ensino médio de Pelotas

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Robson Simplicio ...
Juliana Cardoso P...
Resumo: 

Em sala de aula, alguns docentes preferem não dar lugar à dúvida ou nem mesmo discutir a existência de conflitos entre diferentes linhas de pensamento sobre o que vem a ser a ciência. Assim, o ensino de ciências tem se baseado, muitas vezes, em definições vernaculares, contribuindo para que os estudantes construam uma visão limitada de ciência.
O distanciamento do debate sobre o que se entende por ciência e como ela é percebida no contexto escolar, principalmente no ensino de ciências, parece-nos fonte de uma produtiva discussão, tanto para os docentes quanto para estudantes.
Nesta perspectiva, realizamos um levantamento sobre como os estudantes imaginam a prática científica e seus atores e atrizes.

Síntese e caracterização de Nanopartículas de Irídio Suportadas em Membranas Poliméricas para Aplicação em Reações de Hidrogenação

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Vinícius Wyse Faria
Carla Weber Scheeren
Resumo: 

As nanopartículas de metais de transição podem ser utilizadas como catalisadores heterogêneos. No entanto, termodinamicamente as nanopartículas tendem a formar aglomerados metálicos, por isso são utilizados agentes estabilizantes como o líquido iônico Tetrafluoroborato de 1-n-butil-3-metilimidazólio (BMI.BF4). Além disso, pode-se usar suportes sólidos em sistemas catalíticos visando uma melhor atividade catalítica. O objetivo deste trabalho é sintetizar e caracterizar nanopartículas de Irídio suportadas em membranas de celulose com futura aplicação em reações de hidrogenação hidrogenação de alquenos e arenos em condições relativamente brandas de temperatura e pressão. A metodologia consiste primeiramente na síntese e isolamento das nanopartículas de Ir(0) a partir do método de redução de sais de metais de transição, realizada simultaneamente com o preparo da solução celulósica. Ambas são misturadas, formando assim o sistema membrana/Ir(0)/Líquido Iônico. Técnicas de caracterização são realizadas a fim de analisar forma e tamanho das nanopartículas, bem como a morfologia da membrana formada.