Trabalhos

Estratégias sintéticas para obtenção de derivados meso-tetraaril-porfirínicos mono-substituídos por grupos polares

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Juliana Cunico
Alan G. Gonçalves
Diogo R. B. Ducatti
Sandra M. W. Barr...
Resumo: 

Porfirinas fazem parte de uma classe de substâncias denominadas fotossensibilizadores (FS), as quais são utilizadas na terapia fotodinâmica para o tratamento de infecções e como antitumorais. A exploração de alternativas para síntese de meso-tetraarilporfirinas assimétricas contendo grupos polares pode contribuir para o desenvolvimento de compostos com melhor atividade ou que sirvam de material de partida para conjugação de porfirinas com moléculas biologicamente ativas. O trabalho teve como objetivo sintetizar as porfirinas 5-(4-aminofenil)-10,15,20-trifenilporfirina e 5-(4-hidroxi)-10,15,20-trifenilporfirina por diferentes rotas sintéticas. Como melhores rendimentos obteve-se respectivamente 9,8% e 5,0% das porfirinas citadas anteriormente .

Olimpíada Brasileira de Química: um levantamento dos perfis dos alunos premiados da Região Sul

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Clarianna Ferreir...
Fabiana Roberta G...
Jose Carlos Colombo
Resumo: 

Encontrar novos talentos e promover a Química são dois dos objetivos do Programa Nacional de Olimpíada de Química, responsável pela OBQ. Passados 15 anos da primeira OBQ, algumas perguntas são pertinentes: os alunos premiados da Região Sul realmente seguiram carreira nessa área? Em quais instituições ingressaram: públicas ou privadas? Qual estado que mais teve alunos premiados? Essas questão são respondidas nesse trabalho através de um levantamento dos perfis desses alunos.

Comparação Entre Métodos de Medição de Condutividade Térmica Adaptado para Laboratório de Ensino.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Ana Paula Wunsch ...
Ivonete Oliveira ...
Leila D. Alberti
Resumo: 

A condutividade térmica é a propriedade de transporte que está diretamente ligada à taxa de transferência de energia térmica por difusão através de um meio material. Para saber se um material
será utilizado com um condutor de calor ou um isolante sua condutividade deve ser bem conhecida e para isso, há basicamente duas formas, a dinâmica e a estacionária. Assim, o objetivo deste trabalho é comparar valores de condutividade térmica entre os métodos flash laser (norma ASTM E 1461) e o aparato montado neste trabalho. O aparato pode ser construído em qualquer laboratório de ensino de Química e Física para medir a capacidade de isolamento térmico de polímeros, por exemplo.

Avaliação da biodegradação de compósitos de PHB com cinza de casca de arroz.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Ana Paula Wunsch ...
Leila D. Alberti
Ivonete Oliveira ...
Resumo: 

Alternativas vêm sendo buscadas no intuito de substituir os polímeros convencionais por materiais que sejam mais compatíveis com a idéia de preservação ambiental. Uma das soluções encontradas está na inserção de polímeros biodegradáveis no mercado dos plásticos1. Outra preocupação ambiental é o aumento de resíduos motivados pela industrialização, como as cinzas de casca de arroz (CCA) que são geradas quando a Casca de arroz é queimada em termoelétricas e que ainda é motivo de preocupação ambiental, pois seu descarte geralmente ocorre de forma inadequada2. O objetivo desse estudo é o de investigar a biodegradação de compósitos de PHB com CCA in situ e em condições forçadas de biodegradação pelo método de Sturm (ASTM D5338).

Efeito de ânions na fluorescência de 2-naftol na presença de surfactantes dipolares iônicos.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Jorge Alberto Pedro
Haidi D. Fiedler ...
Faruk Nome
Resumo: 

Surfactantes dipolares iônicos são aqueles que possuem cargas positiva e negativa na mesma estrutura molecular, tornando-a neutra, como a sulfobetaina N-tetradecil-N,N-dimetil-3-amônio-1-propanosulfonato (SB3-14).
A adição de sais as soluções de micelas dipolares iônicas provoca a formação de cargas negativas na região interfacial da micela. Com a modificação induzida pelos ânions é favorecido o aumento na concentração de H+, o que afeta o equilíbrio de protonação de compostos orgânicos em solução e, este efeito é conhecido como efeito camaleão.
Este trabalho mostra as diferentes interações de ânions orgânicos (formiato, acetato, propionato, 2-fluoroacetato e 2,2,2-trifluoracetato) com a sonda fluorescente 2-naftol (2NOH) em meio aquoso e micelar.
A fotoquímica da sonda fluorescente 2NOH em solução aquosa vem sendo estudada pela considerável mudança dos espectros de emissão de fluorescência com o pH.
A interação da sonda com os ânions foi estudada em pH 7, no qual o espectro de emissão está em um platô. Com a adição dos sais, o pH se mantém e os espectros de emissão mudam, aumentando a emissão do 2NO¯* e diminuindo aquela do 2NOH*.
A mudança indica uma transferência de prótons, já que o ânion é uma base forte e reage com o naftol, formando a base conjugada naftolato2.
Em meio micelar dipolar iônico ocorre um processo semelhante para a maioria dos ânions, porém com ânions mais hidrofóbicos como 2,2,2-trifluoracetato, com maior afinidade pela micela, o mesmo se incorpora mais na superfície micelar e diminui o pH.
Os resultados experimentais com a sonda 2NOH são consistentes com o efeito camaleão, mostrando que micelas formadas por surfactantes dipolares iônicos concentram ânions, resultando numa carga superficial negativa na micela, o que promove a incorporação do íon H3O+ na superfície micelar e como conseqüência ocorre a reação inversa, protonando o ânion 2-naftolato e formando 2-naftol.

Aplicação do ácido p-tolueno sulfônico como catalisador na conversão de ácidos graxos livres em biodiesel

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Paulo Roberto de ...
Patrick Rodrigues...
Palimécio Guimene...
Resumo: 

O objetivo do trabalho consistiu em converter em biodiesel, os AGL presentes na fase glicerina do processo de produção do biodiesel de óleo de girassol semirrefinado, usando ácido p-tolueno sulfônico (APTS) e metanol. O rendimento (%R) foi obtido através da acidez de 1 g do biodiesel, utilizando a fórmula %R=[(Ai-Af)/(Ai)]x100, onde Ai é a acidez dos AGL e Af é a acidez do biodiesel. O índice de acidez (Ai) dos AGL foi de 43,7 mg KOH/g (Norma AOCS cd 1-25). Na relação molar metanol/AGL de 20:1 obteve-se o maior rendimento (96,2 %) com 2 h de reação e 4 % de catalisador e 80 ºC.

Efeito de diferentes substituintes no equilíbrio conformacional de acilatos de cis-3-hidroxicicloexila

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Paulo Roberto de ...
Leonardo Viana da...
Palimécio Guimene...
Luciano Nassif Vidal
Resumo: 

O presente trabalho tem por objetivo estudar a influência de diferentes substituintes R’ = CF3, Cl, F, H, OCH3 e OH no equilíbrio conformacional dos acilatos de cis-3-hidroxicicloexila através de cálculos teóricos. Os cálculos de otimização de geometria e de frequência foram realizados com o B3LYP/6-311++G(d,p) usando o Gaussian03. Nove diferentes rotâmeros para os confôrmeros diequatorial (ee) e diaxial (aa) dos acilatos de cis-3-hidroxicicloexila foram otimizados. Os valores de ∆G e de distâncias interatômicas mostram pela primeira vez que o equilíbrio conformacional dos acilatos de cis-3-hidroxicicloexila são influenciados pelas LHI O-H...O e C-H...O. Grupos doadores de densidade eletrônica favorecem a LHI O-H...O e o confôrmero aa, os retiradores desfavorecem a LHI O-H...O, favorecem a LHI C-H...O e o confôrmero ee.

Construção de modelos moleculares com material alternativo e de baixo custo para o Ensino de Química

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
LUCILA AKIKO NAGA...
TAIS DE FREITAS B...
SUELI MENDES GARCIA
Resumo: 

A falta de material instrucional para o Ensino de Química é um problema comum no Brasil. Os modelos moleculares, embora seja um dos poucos materiais disponíveis para o Ensino de Química, têm sido pouco empregado e sua aplicação tem sido restrito ao ensino dos conceitos relacionados à Geometria Molecular. A falta de material didático interfere no Ensino de Química, uma vez que a maioria dos estudantes de Ensino Médio e Universitário considera a disciplina de Química “difícil” e ideal somente para “gênios”. Muitos estudantes afirmam que a Química da escola nada tem a ver com a Química da vida. Assim, o objetivo da pesquisa foi a de construir modelos moleculares de compostos químicos (orgânicos e inorgânicos) presentes no cotidiano dos estudantes com o polímero PET (politereftlato de etileno) e discutir a aplicabilidade destes modelos moleculares como recurso didático para o Ensino da Química. Como resultado do trabalho foi elaborado moléculas de metano, água, amônia, ácido acético, entre outras. Possibilitou uma visualização tridimensional das moléculas facilitando o entendimento sobre estruturas moleculares e suas aplicações. Assim, pode-se afirmar que a partir do desenvolvimento desse trabalho e do aprofundamento do conhecimento entrelaçado da Química com o cotidiano, novas possibilidades de desenvolvimento irão surgir, principalmente devido à extensão, à profundidade e às dificuldades que a Química apresenta com toda sua complexidade para o estudante.