Trabalhos

Estudo da associação de Pb2+e Lantanídeos na interface água e TiO2

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Suelen C. Buratto
Haidi D. Fiedler
Faruk Nome
Teresa D.Z. Atvars
Ânika Gaborim
Nádia Hoffman
René A. Nome
Priscila Bueno
Lucas D. Vieira
Resumo: 

O TiO2 é muito utilizado como semicondutor fotocatalítico e é reconhecido o seu alto poder bactericida.Os primeiros resultados de caracterização do material TiO2 (reagente Cromato Produtos Químicos Ltda, teor min. 98,0%) estão sendo analisados em nosso grupo de pesquisa utilizando a espectrometria de fluorescência de raios-X (XRFS).Este material foi analisado na forma de pastilhas , e na forma de pérola.Os resultados obtidos em ambos os casos: pérolas e pastilhas de TiO2 permitem avaliar que a distribuição ocorre de forma homogênea.

Passa ou Repassa Químico: um jogo divertido que envolve perguntas sobre os elementos da Tabela Periódica

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Karen Eich Vieira
Paula Mantovani d...
Rafael Backes dos...
Viviane Coelho Ga...
Caroline Gonçalves
Carmen Donato Car...
Resumo: 

O presente trabalho tem o intuito de estabelecer uma maior interação entre a química, a tabela periódica e o cotidiano. O jogo Passa ou Repassa químico evidencia a relação da tabela Periódica com o dia-a-dia dos alunos. A execução do jogo na Escola Estadual Celso Muller do Amaral de Dourados-MS provou um bom conhecimento e uma participação satisfatória dos alunos.

Bingo Periódico: Uma atividade divertida envolvendo nomes e símbolos dos elementos.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Paula Mantovani d...
Karen Eich Vieira
Rafael Backes dos...
Viviane Coelho Ga...
Caroline Gonçalvez
Carmen Donato Car...
Resumo: 

Quando nos referimos so Ensino de Química, reconhecemos que existem muitas dificuldades enfrentadas pelo professor, pois este nem sempre consegue transmitir com clareza o que precisa ser ensinado.
Reconhecendo estas dificuldades, optamos por aplicar um jogo onde ao mesmo tempo que os alunos se divertem, eles colocam em prática seus conhecimentos sobre a tabela periódica.
O jogo além de despertar competitividade entre os alunos, falicitou para que os mesmos pudessem memorizar as siglas dos elementos químicos com maior facilidade e mais diversão.

Determinação simultânea dos corantes alimentícios, Amarelo Crepúsculo, Amarelo Tartrazina e Vermelho Ponceau 4R, em uma solução ternária mediante espectrofotometria derivativa

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Alexandro M. M. V...
André Luiz C.
Isis P.A.F. Souza
Alessandro C. Mar...
Osvaldo P. Junior
Ralph C. Gomes
Vitor C. Almeida
Resumo: 

A espectrofotometria derivativa (derivadas de segunda ordem) foi aplicada na determinação simultânea de três corantes alimentícios, Amarelo Crepúsculo (AC), Amarelo Tartrazina (AT) e Vermelho Ponceau 4R (VP-4R). O espectro individual para os três corantes mostraram λ máximo próximos uns dos outros com uma grande sobreposição entre eles, não sendo possível determinar suas concentrações na mistura ternária. Para resolver este problema de sobreposição e determinar os corantes simultaneamente, os espectros da derivada de segunda ordem foram obtidos. As derivadas de segunda ordem dos espectros permitiram determinar simultaneamente as concentrações dos corantes, AC, AT e VP-4R nos comprimentos de onda de 552, 584 e 444 nm, respectivamente; em uma mistura ternária.

Regeneração térmica de Carvão Ativado saturado com Azul de Metileno: Otimização mediante Metodologia de Superfície de Resposta.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
André Luiz C.
Alexandro M. M. V...
Osvaldo P. Junior
Ralph C. Gomes
Isis P.A.F. Souza
Alessandro C. Mar...
Vitor C. Almeida
Resumo: 

Carvão ativado (CA) produzido a partir da casca do coco e aplicado na adsorção de azul de metileno foi utilizado para estudos de regeneração térmica. O procedimento experimental foi otimizado mediante a metodologia de superfície de resposta.

ESTUDO CONFORMACIONAL DE DERIVADOS DA ACETOFENONA

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Leandro Scorsin
Barbara Celânia F...
Resumo: 

Derivados da acetofenona atualmente tem uma larga aplicação na química orgânica por apresentarem propriedades precursoras de síntese muito importantes. O composto do grupo das cetonas, pode ser submetido a uma serie de reações, sendo que uma das mais importantes é a halogenação da cadeia lateral, com a remoção de um hidrogênio ligado ao carbono α-carbonílico, o que é possível devido ao seu elevado valor de pKa. Está reação ocorre de forma mono, bi ou trisubstituída. Em sequência, a adição de uma base forma o halofórmio, composto que facilita a identificação de acetofenona como ensaio analítico qualitativo. Para todas essas variações de compostos e esse conjunto de reações, existe um grande quantidade de estudos experimentais e de síntese, porém na parte de modelagem, análise conformacional e química computacional, não existe uma investigação tão intensa. Estudos anteriores demonstraram experimental e computacionalmente para a α-fluoroacetofenona e derivados, que a análise conformacional apresentou um equilíbrio entre conformações cis e gauche. Para o presente trabalho, aplica-se um método computacional semelhante, porém com as estruturas da α-cloroacetofenona, α-bromoacetofenona e α-iodoacetofenona. O pacote de programas GAUSSIAN 03 é utilizado para cálculos de scan, otimização, frequência, para mapas de potencial eletrostático e método de solvatação com PCM. Os níveis de teoria utilizados são B3LYP/cc-pVDZ, para otimização e frequência (vácuo e PCM), e HF/6-311G, para superfície de energia potencial e mapas de potencial eletrostático. Os resultados obtidos variam conforme o meio em que os confôrmeros estão inseridos. O equilíbrio entre cis e gauche é observado em todos os casos, mas a polaridade das estruturas demonstra-se de grande importância para explicar esse comportamento. Os mapas de potencial eletrostático ajudam a compreender a distribuição das cargas sobre toda a estrutura, sendo assim, uma ferramenta de muita aplicabilidade para explicar variações de população entre os confôrmeros.

Distribuição de Cr3+ em Interfaces Minerais: Complementaridade da Fluorescência de Raios-X e Microscopia de Fluorescência Confocal

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Natália A. Bueno
Haidi D. Fiedler
Gizelle I. Almerindo
Suelen C. Buratto
Rene A. Nome
Ânika Gaborim
Valderez Ferreira
Faruk Nome
Resumo: 

No presente trabalho é apresentada a distribuição da espécie de Cr3+ em diferentes materiais, por exemplo: areia tratada (sílica natural), sílica-gel, etc. Entre as técnicas utilizadas para caracterização dos diferentes materiais destaca-se a Espectrometria de Fluorescência de Raios-X. As amostras de areia e de sílica-gel conseguem ser enriquecidas, de forma homogênea, quando a espécie Cr3+ é adicionada na forma de óxido.

INVESTIGAÇÃO CONFORMACIONAL DA ESTRUTURA COM ATIVIDADE ANTI-HCV DA RIBAVIRINA E DA VIRAMIDINA

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Leandro Scorsin
Barbara Celânia F...
Taíssa Adriana Co...
Resumo: 

A ribavirina é um composto análogo a guanosina que possui larga aplicação em atividades antivirais, sendo assim aprovada em muitos países para o tratamento da hepatite C. Recentemente foram efetuados testes para tratamento do vírus da hepatite com uma nova droga, denominada Viramidina, que mostrou uma ação menos danosa no organismo uma vez que a Ribavirina além de inibir a transcrição do RNA viral age em cima de um complexo de enzimas normais ao corpo humano, causando dores de cabeça, náuseas, entre outras alterações. Com técnicas utilizadas na química teórica é possível realizar um estudo para a ribavirina. Construíndo o gráfico de superfície de energia potencial (SEP), se obtêm os mínimos de energia. Nas geometrias desses pontos mínimos efetua-se cálculos de otimização e de frequência. Os cálculos de solvatação, segundo o método PCM, demonstram o comportamento do equilíbrio frente a polaridade do meio, podendo ou não alterar o equilíbrio conformacional. Empregando esta metodologia, foram detectados dois confôrmeros para cada molécula. A população referente ao confôrmero de menor energia, compreende 97,91% do equilíbrio conformacional da Ribavirina e 97,43% relativo a Viramidina. Os mapas de potencial eletrostático ajudam a entender o comportamento de predominância dessa conformação, devido a existência de interações intramoleculares do tipo ligação de hidrogênio. Quando submetidos em meio aquoso, os confôrmeros que apresentaram maior população compreenderam 85,05% para Ribavirina e 99,18% da Viramidina, ocasionando uma inversão na população.

Adaptação e uso da fermentação do caldo de cana-de-açúcar para ensino de Química em níveis fundamental, médio e superior.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Camila N. da Silva
Bianca T. dos Santos
Tamiris L. Engelmann
Fernando Kokubun
Gilber R. Rosa
Carlos R. M. Peixoto
Resumo: 

Este trabalho descreve o desenvolvimento de uma metodologia baseada na fermentação do caldo de cana-de-açúcar, para ensino de Química nos níveis fundamental, médio e superior. A metodologia foi aplicada para divulgação da Química em oficinas a professores e alunos de escolas do município de Santo Antônio da Patrulha-RS, e na disciplina de “Introdução à Práticas de Laboratório” dos cursos de Engenharia Agroindustrial da FURG.

Reação de Buchwald-Hartwig na síntese de novos materiais luminescentes líquido-cristalinos.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Thaís Helena Maci...
Pedro Juvenal Fro...
Guilherme Drechsl...
Aloir Antonio Merlo
Resumo: 

Neste trabalho foi feito o acoplamento de aminas secundárias em 3,5-diarilisoxazois utilizando-se as metodologias de Ullmann e Buchwald-Hartwig. Dos seis diferentes produtos obtidos pela metodologia de Buchwald-Hartwig, três apresentaram comportamento mesomórfico. A síntese de dois tipos de 3,5-diarilisoxazóis foi feita a partir das respectivas ∆2-isoxazolinas, obtidas através da reação de cicloadição [3+2] 1,3-dipolar, seguido da reação de oxidação via MnO2. A etapa inicial é a preparação das oximas 2a-b as quais são as responsáveis pela formação in situ do óxido de nitrila na próxima etapa da rota sintética. A segunda etapa é a construção do anel isoxazolina por meio da cicloadição [3+2] 1,3-dipolar, utilizando os estirenos 3a-b como dipolarófilos, e as oximas 2a-b como geradores de compostos 1,3-dipolares. A reação de oxidação das isoxazolinas 4a-b para os isoxazóis 5a-b introduz uma ligação dupla no anel, contribuindo para o aumento da planaridade e da conjugação molecular. Todos os compostos foram caracterizados através da técnica espectroscópica de ressonância magnética nuclear de hidrogênio (¹H RMN) e carbono 13 (¹³C RMN). Os intermediários contendo o anel isoxazol, são potenciais precursores sintéticos de novos materiais orgânicos.