Trabalhos

Características do lodo gerado no tratamento de lixiviado do aterro sanitário com coagulante orgânico derivado do tanino

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
LUCILA AKIKO NAGA...
CARLOS DE BARROS ...
Resumo: 

O objetivo do trabalho foi o estudo do processo de tratamento físico-químico por coagulação-floculação do lixiviado oriundo do aterro sanitário utilizando-se o coagulante derivado do tanino e efetuar a caracterização do lodo gerado no tratamento, segundo os limites estabelecidos pela NBR 10004/2004 – ABNT. A amostra do lixiviado foi coletada no aterro sanitário de Paranavaí, Estado do Paraná e utilizou-se como coagulante o tanino vegetal (concentração de 10%) – Tanfloc SS® - fornecido pela TANAC S.A. Foi efetuada uma análise preliminar do lixiviado para a determinação das suas características. Os estudos de tratamento do efluente por coagulação e floculação em bancada foram efetuados em um aparelho de “Jar-Test”, com o objetivo de determinar a melhor dosagem de coagulante, melhor tempo de floculação, pH e gradiente de velocidade, para alcançar a otimização dos parâmetros de tratabilidade para o lixiviado. Os lodos gerados foram recolhidos e desidratados em uma estufa a 105oC. Os ensaios foram executados de acordo com as recomendações de Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater – APHA (1998). Os lodos também foram caracterizados em termos de sua periculosidade seguindo as normas da ABNT (NBR 10.004/2004 e NBR 10.005/2004). O lodo gerado a partir do tratamento com agente coagulante a base de tanino catiônico foi classificado como um resíduo perigoso conforme o anexo F da NBR 10.004/2004 (ABNT).

Estudo da adsorção do ânion SCN- em micelas dipolares iônicas

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Juliana Priscila ...
Jorge Alberto Pedro
Haidi D. Fiedler
Faruk Nome
Resumo: 

Realizou-se o estudo da adsorção do ânion SCN- em micelas normais da sulfobetaína N-tetradecil-N,N-dimetil-3-amônio-1-propanosulfonato (SB3-14), com o uso de um condutivímetro e um potenciômetro equipado com eletrodo íon seletivo. Os dados foram modelados matematicamente com o uso a Isoterma de Langmuir-Freundlich.

Otimização de um sistema FIA pela metodologia de superfície de resposta a partir de um planejamento fatorial composto central.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Alessandro C. Mar...
Alexandro M. M. V...
André Luiz C.
Osvaldo P. Junior
Ralph C. Gomes
Erica Barizão
Vitor C. Almeida
Resumo: 

Vários trabalhos têm adaptado os ensaios de determinação da atividade antioxidante em sistemas de Análise por Injeção em Fluxo (FIA), obtendo boa precisão, exatidão, economia de reagente e agilidade, próprio para laboratórios que trabalham em regime de rotina. No entanto, a metodologia de otimização empregada nesses trabalhos costuma ser univariada, em que cada fator é estudado por vez. Essa metodologia apresenta desvantagens por menosprezar a interação entre fatores e a necessidades de muitos experimentos para variá-los um por um. As metodologias de otimização multivariada variam todos os fatores de uma vez de forma criteriosa e com poucos experimentos. Umas delas é a superfície de resposta (MSR) a partir de um planejamento fatorial composto central (PFCC).

Determinação da atividade antioxidante de chás pelo método FRAP adaptado a um sistema de análise por injeção em fluxo

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Alessandro C. Mar...
Alexandro M. M. V...
Osvaldo P. Junior
Ralph C. Gomes
Erica Barizão
Vitor C. Almeida
Resumo: 

O ensaio FRAP foi adaptado a um sistema de Análise por Injeção em Fluxo (FIA) e aplicado para a determinação da atividade antioxidante em amostras de chás. Os resultados desse método proposto foram bem próximos a da metodologia convencional, também apresentou baixos limites de detecção e quantificação e alta frequência analítica.

Preparação e caracterização de condicionador orgânico de solos a partir de finos de carvão vegetal

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Karen Mary Mantovani
Antonio S. Mangrich
Liliam Cristina A...

Complementaridade da Fluorescência Molecular e Fluorescência de Raios-X para o estudo de Zn2+ e Cd2+ complexados com 8-hidroxiquinolina em CTABr e SB3-14

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Claudia Pereira
Beatriz Orzechovicz
Aline Maria K. Dias
Faruk Nome
Haidi D. Fiedler

Tensão superficial e adsorção na superfície de surfactantes aniônicos e dipolares iônicos

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Guilherme Formigheri
Jorge Alberto Pedro
Haidi D. Fiedler ...
Faruk Nome

Caracterização do potencial de lixiviação e parâmetros termodinâmicos dos herbicidas Metsulfuron e Diuron no solo

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Murilo dos Santos C.
Resumo: 

Com o mercado agrícola em expansão os investimentos em melhorias na produção de diferentes culturas têm se intensificado destacando-se os ganhos agrícolas obtidos pela eficiência no controle de espécies infestantes nessas culturas pelo uso do agrotóxico. No entanto, a utilização incorreta e abusiva desses compostos sintéticos tem causado a contaminação do meio ambiente. O solo é considerado como sendo um dos reservatórios finais dos herbicidas. Ao mesmo tempo ele é também fonte da qual os resíduos podem ser liberados para a atmosfera, lençol freático e organismos vivos. O comportamento dos herbicidas no solo é bastante complexo e é resultante de vários fatores, sendo um deles a interação com os constituintes das diferentes frações contidas no solo (ácido húmico, ácido fúlvico, humina, argila, óxidos e etc.)¹. O objetivo deste trabalho é realizar o estudo do potencial teórico de lixiviação e o risco de poluição de água subterrânea dos herbicidas Metsulfurom e Diuron, utilizando o índice GUS e o método de Goss² e também realizar o estudo termodinâmico do processo de adsorção do sistema herbicida-solo aplicando a equação de Freundlich e determinar experimentalmente parâmetros termodinâmicos como ∆Hads, ∆Sads e ∆Gads para identificar se a reação que ocorre é espontânea e classificar como endotérmico ou exotérmico².

Adsorção individual dos corantes alimentícios, Amarelo Crepúsculo, Amarelo Tartrazina e Vermelho Ponceau 4R, em um carvão ativado quimicamente com NaOH.

Eixo Temático: 
Apresentador(es): 
Alexandro M. M. V...
Isis P.A.F. Souza
André Luiz C.
Alessandro C. Mar...
Osvaldo P. Junior
Ralph C. Gomes
Vitor C. Almeida
Resumo: 

A adsorção individual (em um carvão ativado CAop [1]) de três corantes alimentícios, Amarelo Crepúsculo (AC), Amarelo Tartrazina (AT) e Vermelho Ponceau 4R (VP-4R) foi realizada neste estudo, aplicando diversos modelos teóricos de isotermas e cinéticas de adsorção.
A isoterma de Vieth-Sladek e as cinéticas de pseudo segunda ordem e Elovich foram as que melhor se ajustaram aos dados experimentais e podem ser utilizadas nos estudos de adsorção
individual dos corantes AC, AT e VP-4R.